Ações passam a subir em NY com Fed sinalizando que pode interromper ciclo

Banco central altera mensagem em parte do comunicado; mais cedo, relatório da ADP mostra criação de vagas acima do esperado no setor privado em outubro

Traders na Bolsa de Valores de Nova York, a NYSE: atenção redobrada à reunião do Fed
Por Rita Nazareth
02 de Novembro, 2022 | 02:07 PM

Bloomberg — Os principais índices de ações de Nova York passaram a subir nesta tarde de quarta-feira (2) com a decisão do Fed de aumento de juro em 75 pontos base e o seu comunicado sobre os próximos passos da política monetária, sinalizando que pode estar chegando ao pico do ciclo.

Às 15h03 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,91%, o S&P 500 avançava 0,54%, e o Nasdaq tinha alta de 0,22% em relação ao fechamento da véspera.

Mais cedo, o relatório de empregos no setor privado divulgado pela ADP mostrou a criação de 239 mil vagas nos EUA no mês passado, acima dos 185 mil empregos estimados pelo consenso de economistas consultados pela Bloomberg News. A informação significa que a economia americana continua resiliente e, portanto, em condições de suportar novos aumentos de juros pelo banco central.

O sentimento pronunciado de cautela é refletido nas oscilações do S&P 500. Enquanto o Nasdaq 100, que tem maior peso em ações de alta tecnologia, tem um desempenho inferior na sessão, fabricantes de chips contrariam essa tendência em reação aos fortes resultados da ADM, Advanced Micro Devices. A Boeing também subia mais cedo após o anúncio de perspectivas otimistas de caixa.

PUBLICIDADE

Os rendimentos dos títulos de dois anos dos EUA - que são mais sensíveis a movimentos iminentes do Fed - tiveram pouca alteração.

O Tesouro interrompeu a mais longa série de queda em suas vendas trimestrais de dívida de longo prazo em cerca de oito anos, apontando o fim de um período histórico de redução do déficit fiscal.

Espera-se que o Fed eleve as taxas em 75 pontos base logo mais às 15h (de Brasília), estendendo sua campanha de aperto mais agressiva desde a década de 1980.

Powell realizará a tradicional entrevista coletiva de imprensa 30 minutos depois do anúncio da decisão. Ele pode enfatizar que os formuladores de política monetária do FOMC permanecem firmes em sua luta contra a inflação, deixando as opções em aberto para a reunião de dezembro.

“Os mercados querem clareza sobre onde o Fed pelo menos pausará o atual ciclo de aumento de juros, mas o presidente Powell não está realmente em posição de fornecer isso ainda”, disse Nicholas Colas, co-fundador da DataTrek Research.

“Para cada sinal de desaceleração da economia dos EUA [moradia, preços de commodities, vendas no varejo, inflação], há outros que dizem que as condições do mercado de trabalho permanecem fortes.”

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Pausa de aumento de juros pelo Fed seria um equívoco, diz Larry Summers

Pós-eleição, quais as ações recomendadas para investir em novembro