Bloomberg Línea — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito neste domingo (30), em uma eleição apertada contra o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL). Lula, que já cumpriu dois mandatos no cargo, se elegeu pela terceira vez com 50,90% dos votos, ante 49,10% de Bolsonaro.
A análise da votação por estado revela como a preferência pelos candidatos se refletiu em uma divisão também do mapa do Brasil: Lula conseguiu maioria em estados como Minas Gerais, Pará e Amazonas, enquanto Bolsonaro venceu no Mato Grosso, Espírito Santo e São Paulo.
Lula venceu em todos os estados da região Nordeste, e Bolsonaro, em todos da região Sul.
A vitória de Lula em Minas Gerais é simbólica, já que o estado é considerado decisivo nas eleições presidenciais. Desde 1989, todos os presidentes eleitos venceram em Minas, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, atrás somente de São Paulo, concentrando 10% do eleitorado brasileiro.
O estado que, proporcionalmente ao total dos eleitores, mais votou em Bolsonaro foi Roraima, onde ele teve 76% dos votos válidos. Lula obteve sua maior vitória no Piauí, também com 76%.
— Com informações de Pedro Canário
Leia também
Os setores e as ações com maior potencial com Lula no próximo governo
Vitória de Lula indica mudança na relação do Brasil com a América Latina
O que esperar do governo Lula em 5 áreas-chave, de estatais ao meio-ambiente