Bloomberg Línea — No mercado brasileiro, o dólar subia 1,86%, negociado a R$ 5,38 e o Ibovespa futuro recuava 2,33%, enquanto ativos brasileiros negociados em Nova York abriram em forte queda nesta segunda-feira (31), em reação de investidores à vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial.
Os recibos de ações (ADRs) da Petrobras (PETR4) caíam mais de 10% perto das 8h40 (horário de Brasília) nas negociações do pré-mercado americano, enquanto os da Vale (VALE3) recuavam 5,46%.
O ETF iShares MSCI Brazil (EWZ), principal fundo de índice brasileiro em Nova York, caía 5,21%. No mercado asiático, porém, o ETF Next Funds Ibovespa, negociado em Tóquio, chegou a subir 5,5% nesta madrugada e fechou em alta de 3,3%.
O comportamento dos ativos negociados nos EUA deve se refletir no mercado local após Lula fechar a eleição com 50,9% dos votos válidos, enquanto o atual mandatário, Jair Bolsonaro, ficou com 49,1%.
Para parte dos investidores, a incerteza quanto à condução da economia por parte do petista traz mais um ponto de risco para os ativos brasileiros. Lula ainda não anunciou os membros da próxima equipe econômica e deu poucas sinalizações quanto às políticas que pretende adotar a partir de 1º de janeiro.
- Mais informações a seguir.
Leia também
O que esperar do governo Lula em 5 áreas-chave, de estatais ao meio-ambiente
Exclusivo: O plano do Nubank para ganhar escala global com uso de tecnologia