Líderes mundiais destacam pauta ambiental em mensagens a Lula; veja reações

De Joe Biden a Emmanuel Macron, chefes de estados de países desenvolvidos e emergentes parabenizam vitória do ex-presidente nas eleições

Por

Bloomberg Línea — --Atualiza com comentários dos premiês alemão e canadense, Olaf Scholz e Justin Trudeau (6h55)

Alguns dos mais poderosos chefes de Estado ao redor do mundo parabenizaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória na eleição já nesta noite de domingo (30), com alguns líderes reiterando a pauta ambiental em mensagens para o novo presidente eleito.

Nas redes sociais, o chanceler alemão Olaf Scholz, escreveu que aguarda “com expectativa” uma cooperação em questões de comércio e proteção ambiental.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também reiterou a pauta, escrevendo, nas redes sociais estar ansioso para reforçar a parceria com o Brasil e “avançar com prioridades comuns - como a proteção do ambiente”.

Outros líderes também parabenizaram a vitória. O presidente francês Emmanuel Macron, em português, escreveu: “Parabéns, meu caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”.

Em nota divulgada pela embaixada americana, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden parabenizou o petista pela vitória, após um “processo eleitoral livre, justo e confiável”. “Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”, escreveu.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, também parabenizou Lula, afirmando que “tem certeza” de que o mandato, que terá início em em janeiro, “corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”.

Com mais de 60 milhões de votos, ou 50,9% dos votos válidos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República e derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorria à reeleição e recebeu 57,627 milhões de votos, ou 49,17% dos votos válidos.

No Twitter, o presidente colombiano Gustavo Petro publicou “Viva Lula”, enquanto Andrés Manuel, presidente do México, escreveu: “Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo.”

Nicolás Maduro, da Venezuela, comemorou a vitória de Lula: “Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns Lula! Um grande abraço!”.

O prêmier da Espanha, Pedro Sanchez, afirmou que os brasileiros optaram pelo “progresso e esperança”. Já o chileno Gabriel Boric republicou uma mensagem do presidente eleito e escreveu: “Lula. Alegria!”.

Também no Twitter, o argentino Alberto Fernandez publicou: “Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil o elegeu e a democracia triunfou. Sonhos da América Latina”.

--Com colaboração de Ana Carolina Siedschlag

Leia também

Por que o Auxílio Brasil ganhou protagonismo na eleição e no próximo governo