Jorginho Melo é eleito governador de Santa Catarina

Vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso e no Senado Federal, o candidato foi eleito pelo mesmo partido de Jair Bolsonaro (PL)

Por

Bloomberg Línea — Com 81% das urnas apuradas, Jorginho Mello (PL) foi eleito governador do estado de Santa Catarina neste domingo (30), com mais de 2,4 milhões, 70% dos votos.

Senador por Santa Catarina, Mello encerrou o primeiro turno com 38,61% dos votos, ou 1.575.912. Décio Lima (PT), que já foi deputado federal e prefeito de Blumenau, ficou em segundo lugar com 17,42% dos votos, ou 710.859. Em Santa Catarina, 5,4 milhões de eleitores, em 295 municípios, estavam aptos para votar nessas eleições.

Vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso e no Senado Federal, o candidato eleito pelo mesmo partido de Jair Bolsonaro (PL), destacou durante sua campanha que pretendia governar ao lado do presidente Bolsonaro.

Durante suas visitas de campanha em Santa Catarina, Bolsonaro participou de eventos ao lado de Mello e do empresário Luciano Hang, dono da Havan, e pediu votos para o candidato de seu partido, que também fez campanha para que os catarinenses votassem em peso no presidente.

Mello aparecia com larga vantagem diante de seu adversário do PT nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno, com algumas pesquisas dando como certa a sua vitória a poucos dias das eleições.

Propostas

Intitulado “Caminhos de SC”, o plano de governo do candidato eleito diz que o governo “terá Deus como esteio principal de nossas decisões, buscando sempre trabalhar com honestidade, urbanidade, humildade e responsabilidade para o bem de todo cidadão catarinense”.

O documento também cita que o programa foi estruturado em cinco diretrizes básicas, sendo eficiência, transparência, cidadania, descentralização e inovação. O plano também faz menção ao inventivo de melhoria do ambiente de negócios no estado e a segurança jurídica para investidores, e ao “compromisso sério com a melhoria da qualidade da educação”, com foco na ampliação do ensino profissionalizante.

Leia também

Ativos com exposição ao Brasil entram na mira do investidor já no domingo à noite