Bloomberg — O ex-secretário do Tesouro britânico Rishi Sunak foi o nome escolhido pela maioria do Partido Conservador como próximo primeiro-ministro do Reino Unido. A mudança anunciada nesta segunda-feira (24) ocorre apenas quatro dias depois da renúncia de Liz Truss, que ocupou o cargo por pouco mais de um mês.
Sunak, 42 anos, será o mais jovem primeiro-ministro do Reino Unido em mais de um século.
Os títulos do Reino Unido se valorizaram depois que Sunak emergiu como o nome favorito para se tornar primeiro-ministro. Os investidores esperam que ele restaure a credibilidade da formulação de políticas econômicas e ajude a acalmar os investidores.
É uma referência às propostas que levaram à queda da atual primeira-ministra, Liz Truss, após apenas 44 dias no cargo. Ela propôs o corte de impostos mais agressivo em meio século sem explicar como a renúncia fiscal seria compensada, o que desencadeou o caos no mercado britânico: a libra atingiu mínimas históricas, enquanto os títulos do país perderam igualmente valor, encarecendo os empréstimos.
“Sunak é claramente a escolha do mercado e haverá algum alívio com mãos mais seguras assumindo o controle”, disse Russel Matthews, gerente sênior de portfólio da BlueBay Asset Management.
“Isso pode não durar muito, mas haverá um período de lua-de-mel. A experiência de uma combinação de políticas econômicas neoliberais extremas parece verdadeiramente encerrada.”
O ex-primeiro-ministro Boris Johnson, que acabou destituído do cargo há três meses por falta de apoio, chegou a ser cotado para retomar a posição, mas disse em comunicado divulgado no domingo (23) que “simplesmente não seria a coisa certa a fazer”, porque isso dividiria seu partido.
“Você não pode governar efetivamente a menos que tenha um partido unido no Parlamento”, escreveu Johnson. “A melhor coisa que posso fazer é não permitir que minha nomeação avance.”
- Com informações da Bloomberg News.
- Mais informações a seguir.
Leia também
Primeira-ministra do Reino Unido renuncia após 44 dias com fracasso de plano econômico