Bloomberg — Grande parte da Europa continental está preparada para um final de mês excepcionalmente quente, com Paris registrando temperaturas mais comuns em um dia de verão do que para o inverno.
As temperaturas na capital francesa devem chegar a 25º C na quinta-feira (27), de acordo com a Maxar Technologies. Outras grandes cidades como Londres, Frankfurt e Madri também estarão muito mais quentes do que o normal.
A demora para a chegada de temperaturas mais baixas no Hemisfério Norte é um alívio para o sistema de energia europeu, já que os suprimentos de energia e gás da Rússia diminuíram e várias nações estão sofrendo com uma produção nuclear abaixo do normal. O outono excepcionalmente quente significou que a Europa conseguiu reunir níveis robustos de armazenamento de gás para o inverno, em vez de reduzir os suprimentos.
“Temperaturas mais quentes do que o normal estão previstas para o continente”, disse Maxar em um relatório diário. As temperaturas variam de muito acima da média a fortemente acima, disse.
A perspectiva confirma as previsões oficiais feitas no início deste mês. O Meteo France, o serviço meteorológico nacional da França, previu que o país permaneceria, em média, mais quente que o normal até dezembro. E cientistas do Copernicus Climate Change Service disseram que as temperaturas europeias provavelmente estarão significativamente acima do normal durante o pico da estação de aquecimento entre dezembro e fevereiro.
No curto prazo, as saídas médias do normal nos próximos cinco dias variam geralmente entre 4ºC e 8ºC acima do normal na Europa central. A temperatura em Londres atingirá o pico esta semana em 20ºC, e ficará tão quente quanto os 26ºC em Madrid.
--Com a colaboração de Alan Katz
Leia também
Com mercados emergentes feridos, traders encontram ‘touro’ no Brasil