Inflação em alta: como investir neste momento

Os preços continuam subindo e a tendência é de alta; quais investimentos devemos fazer ou evitar nesse contexto?

Por

Bloomberg Línea — Está ficando cada vez mais comum ouvir pessoas sofrendo porque os preços continuam subindo e, embora pareça ser um fenômeno regional, a verdade é que outros países ao redor do mundo também estão enfrentando a mesma dificuldade.

Após a crise econômica e social causada pela pandemia em 2020, quando os preços caíram porque as pessoas não podiam consumir tanto, os preços subiram novamente por vários motivos à medida que a recuperação econômica e trabalhista avança. Dentre esses motivos estão logística, produção, clima, entre outros.

Isso fez com que muitos países passassem a enfrentar uma inflação histórica, que deve começar a frear em 2023, já que se espera que a economia esfrie num contexto de aumento das taxas de juros, numa tentativa de conter os aumentos de preços, mas que, por sua vez, retarda a atividade produtiva.

Como investir na alta da inflação

Se você está preocupado com a inflação e se pergunta como não manejar seus investimentos quando os preços estão altos, a Bloomberg Línea consultou especialistas para oferecer algumas recomendações:

  • Evite investir em ativos que tenham retornos inferiores à inflação, ou seja, que não compensem o aumento dos preços, destacou Jackeline Piraján, economista do Scotiabank Colpatria.
  • Evite guardar dinheiro em espécie , pois a inflação corrói o valor do dinheiro, recomenda Ana Vera, economista chefe da IN ON Capital.
  • Tenha em mente que não fazer investimentos em tempos de alta inflação é um erro, segundo Rafael España, especialista em decisões financeiras.

Segundo Piraján, “manter todas as suas economias ‘debaixo do colchão’ significa que o dinheiro em termos reais está perdendo poder de compra. A mesma quantia que no início do ano comprava quatro ovos, agora compram apenas três”, por isso é essencial investir em ativos com retorno superior à inflação.

Por sua vez, Vera explicou que para evitar que o dinheiro perca valor com a inflação histórica no mundo é bom buscar “opções de renda fixa com bom rendimento ou ações de empresas que pagam bons dividendos”.

España complementa o anterior dizendo que “a inflação reduz o valor do dinheiro, por isso não investir e, por exemplo, manter o dinheiro no colchão, em uma conta corrente ou de poupança é uma má ideia, pois o valor é corroído, então é melhor investi-lo em instrumentos que geram algum lucro”.

Leia também:

Dá para apostar contra o dólar? Emergentes podem ser a resposta