Depois de novas pesquisas, Lula diz que disputa está muito acirrada

Pesquisas de opinião recentes mostram que o presidente Jair Bolsonaro está diminuindo a liderança do petista

Taxas de abstenção tendem a ser maiores entre os apoiadores de Lula, de acordo com pesquisas
Por Simone Iglesias
20 de Outubro, 2022 | 02:06 PM

Bloomberg — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera que o segundo turno está “muito apertado” e que a eleição será decidida por aqueles que não compareceram para votar no primeiro turno no início deste mês.

“Muitos brasileiros já se decidiram e o número de pessoas que precisamos convencer está diminuindo”, disse ele a repórteres nesta quinta-feira (20) no Rio de Janeiro. “Estamos lutando pelo voto de abstenção.”

PUBLICIDADE

Pesquisas de opinião recentes mostram que o presidente Jair Bolsonaro está diminuindo a liderança de Lula no período que antecede o segundo turno de 30 de outubro. Uma pesquisa Exame/Ideia publicada no início do dia tinha os dois candidatos empatados estatisticamente, enquanto uma pesquisa do Datafolha divulgada na quarta-feira mostrou a vantagem de Lula encolhendo 2 pontos percentuais em um período de quatro dias.

Mais de 30 milhões de brasileiros não votaram em 2 de outubro, ou quase 21% do eleitorado. As taxas de abstenção tendem a ser maiores entre os apoiadores de Lula, de acordo com pesquisas.

“As pesquisas de opinião servem de alerta para nós”, disse Lula, acrescentando que Bolsonaro tem uma “máquina de fake news muito poderosa” trabalhando contra ele.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Eleição põe em risco a venda de R$ 60 bilhões em ações do BNDES

Lula perde terreno em 4 de 5 regiões do país e acende alerta em campanha