Experiência do usuário pode determinar futuro ou fim de uma marca, diz Microsoft

Para diretor de produto da companhia, ‘sem dados, inteligência artificial e colaboração, não será possível navegar pelos próximos 20 anos’

Microsoft
19 de Outubro, 2022 | 01:14 PM

Bloomberg Línea — Para a Microsoft (MSFT), a experiência do usuário é essencial para definir o futuro ou o fim de uma empresa e, no pós-pandemia, os clientes se tornaram ainda mais exigentes quando o assunto é a personalização da jornada. Segundo a gigante de tecnologia, um user experience assertivo só pode ser construído com base em dados.

“Nós vivemos o mundo híbrido, e os clientes começaram a demandar esse tipo de experiência das empresas, esperando flexibilidade. Não existe mais o conceito de cliente fiel por toda a vida, mas, sim, de cliente fiel a cada dia”, disse Marcondes Farias, diretor de produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft.

“Em contrapartida, é um sinal e um alerta: quantas companhias estão oferecendo uma experiência positiva em todas as operações, e quais oferecem uma experiência híbrida e personalizada?”, questionou.

A Microsoft cita que pesquisas apontam que mais de 76% dos clientes esperam uma experiência personalizada, 88% dos clientes esperam opções de autoatendimento online e 94% consideram que a experiência de marca impacta a decisão dos clientes de retornar e fazer negócios. Farias afirma que “sem dados, inteligência artificial e colaboração, não será possível navegar pelos próximos 20 anos”.

PUBLICIDADE

“O conceito de relacionamento com o cliente mudou drasticamente. Antes, tínhamos informações estáticas, hoje os dados oferecem uma experiência hiperpersonalizada - todos querem uma experiência personalizada. E, para chegar a esse nível, precisamos ter uma plataforma com dados e inteligência artificial para isso acontecer”, disse.

“Antigamente, falávamos que as empresas gastavam muito dinheiro sem conhecer seus clientes. Hoje em dia, com os dados, sabemos qual anúncio mandar para qual pessoa. Futuramente, não vamos mais ter anúncios segmentados. No final, o encantamento é o que conta e é o que gera a fidelização.”

A Microsoft anunciou, em evento nesta quarta-feira (19) em São Paulo, o lançamento de dois aplicativos para complementar o pacote de produtos oferecidos para o meio corporativo Dynamics 365. Agora, no Brasil, estarão inclusas uma plataforma focada em omnichanel e outra para marketing em tempo real.

Atualmente, segundo a companhia, cerca de 500 mil empresas utilizam o Dynamics 365 no mundo, entre elas Heineken, Fleury (FLRY3), Outback e Natura (NTCO3).

Leia também

A Meta quer que você trabalhe no metaverso. Saiba como deve ser

Bilionário aos 26 anos: jovem monta negócio de avatares no YouTube

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.