Vale: produção de minério supera expectativas no 3º trimestre

Mineradora divulga dados operacionais de julho a setembro; vendas de níquel sofrem com escassez de contêineres

Por

São Paulo — A Vale (VALE3) superou as expectativas do mercado em produção de minério de ferro no terceiro trimestre. De julho a setembrou, a mineradora produziu 89,7 milhões de toneladas, acima dos 87,2 milhões de toneladas indicados pela mediana das estimativas de cinco analistas consultados pela Bloomberg News. Foi um aumento de 21% em relação ao segundo trimestre. Já as vendas de níquel foram afetadas no período por problemas de logística, como a escassez de contêineres.

A ação da companhia fechou em alta de 1,20% nesta segunda-feira (17), cotada a R$ 70,67, mas acumula baixa de 9,3% no ano. Em comunicado divulgado ao mercado no início da noite de hoje, a companhia explicou que o aumento de produção refletiu “o período seco no Sistema Norte e maiores compras de minério de terceiros e produção no Sistema Sul”.

Quando há chuvas em excesso nas regiões onde possui minas, a Vale tende a limitar suas atividades operacionais. Já as vendas de finos e pelotas de minério de ferro cresceram 6% no terceiro trimestre, totalizando 77,6 milhões de toneladas, na comparação com o trimestre anterior.

A diferença usual entre produção e vendas no terceiro trimestre foi resultado dos estoques em trânsito ao longo da cadeia, o que a Vale espera reverter no próximo trimestre, a depender das condições de mercado”, acrescentou a Vale.

China

As cotações internacionais do minério de ferro oscilam, neste ano, dependendo das mudanças nas previsões dos analistas do setor para o ritmo de crescimento da economia global e da demanda da indústria siderúrgica, principalmente na China, pela matéria-prima do aço.

Os estímulos do governo de Pequim ao setor de construção costumam impulsionar os preços do minério, valorizando as ações da Vale e de seus pares.

Quanto aos metais básicos (níquel e cobre), uma área que ganha relevância nos planos estratégicos da companhia devido à maior demanda para a fabricação de baterias para carros elétricos, a Vale informou que a produção de níquel aumentou 51% no terceiro trimestre, alcançando 51,8 kt (quilotonelada), ante 34,2 kt no trimestre anterior.

“As refinarias retomaram após período de manutenção no segundo trimestre e a conclusão da reforma do forno 4 na PTVI [subsidiária PT Vale Indonesia]”, justificou a mineradora.

Segundo o comunicado, as vendas de níquel subiram 13% na comparação trimestral, mas ficaram abaixo da produção devido a compromissos de vendas no quarto trimestre de 2022 durante a manutenção programada, baixa disponibilidade de contêineres impactando a mina de Onça Puma, no Pará, e congestionamentos de embarques no Reino Unido no terceiro trimestre.

A produção de cobre, por sua vez, teve aumento de 33% em três meses, somando 74,3 kt entre julho e setembro, após manutenção prolongada no moinho da mina de Sossego, localizada em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, no primeiro semestre deste ano, melhor desempenho da planta de Salobo no trimestre e recuperação de cobre de estruturas que contêm precipitados de cobre nas operações do Atlântico Norte. As vendas de cobre registram crescimento de 37%, em linha com a maior produção, segundo a Vale.

A mineradora divulga o resultado financeiro do terceiro trimestre no próximo dia 27 de outubro, após o fechamento dos mercados.