Bloomberg Línea — Nova pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (17) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 50% das intenções de voto, contra 43% do presidente Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro é de dois pontos.
O cenário é de estabilidade. As pesquisas do Ipec vinham mostrando Lula com 51% das intenções há duas semanas. Da pesquisa divulgada no dia 10 até hoje, a oscilação foi de um ponto para baixo, dentro da margem de erro.
Já Bolsonaro recuperou o ponto que havia perdido há uma semana. Estava com 43% na pesquisa do dia 5, passou para 42% na semana passada e agora voltou aos 43%.
Os indecisos e os que disseram que votam nulo ou em branco são 7% dos eleitores, segundo o Ipec.
Excluindo esses eleitores da conta e chegando ao que os institutos chamam de “votos válidos”, Lula tem 54% das intenções de voto e Bolsonaro, 46%.
Lula terminou o primeiro turno, realizado em 2 de outubro, à frente de Bolsonaro. O petista teve 48,43% dos votos válidos e o presidente, 43,2%. A diferença é de seis milhões de votos.
A pesquisa, financiada pela Rede Globo, ouviu 3.008 pessoas presencialmente em 184 municípios entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02707/2022.
Leia também:
Promessas eleitorais vão exigir receita extra de R$ 120 bilhões, diz JPMorgan
Brasília em Off: A licença para gastar na visão da campanha de Lula