Investidores apostam contra Credit Suisse por desconfiança antes de revisão estratégica

CEO do banco, Ulrich Koerner, planeja divulgar as conclusões de sua revisão estratégica ainda este mês e pode tentar atrair um investidor externo

Por

Bloomberg — Apostas na desvalorização das ações do Credit Suisse (C) quadruplicaram em um mês, em mais um sinal da frágil confiança dos investidores antes do anúncio de uma grande revisão estratégica neste mês.

O percentual de posições vendidas subiu para 7,1% do capital social, ou 171 milhões de ações em 5 de outubro, segundo dados da IHS Markit. A parcela estava em 1,8%, o equivalente a 43 milhões de ações, em 8 de setembro, mostram os dados.

Esse aumento deve deixar investidores ainda mais nervosos, já que o preço da ação caiu para uma mínima histórica no início da semana, apesar de terem se recuperado. O valor de mercado do Credit Suisse encolheu mais da metade desde janeiro, mas a pressão de posições vendidas havia diminuído significativamente em meados do ano antes da recente turbulência. O custo de proteção contra um default da dívida do banco subiu para um recorde.

O Credit Suisse não quis comentar os dados sobre o nível de posições vendidas quando procurado pela Bloomberg News.

O CEO do banco, Ulrich Koerner, planeja divulgar as conclusões de sua revisão estratégica ainda este mês e pode tentar atrair um investidor externo para injetar capital em um desmembramento de seus negócios de consultoria e banco de investimento, disseram pessoas com conhecimento do assunto à Bloomberg.

As ações do banco subiram 8% nesta sexta-feira, o que representa um salto de 30% em relação às mínimas intradiárias na segunda. O papel ainda acumula queda de 48% neste ano.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Reservas mundiais caem US$ 1 trilhão após intervenções recordes no câmbio