Bloomberg Línea — Na primeira pesquisa Datafolha na campanha para o segundo turno, divulgada nesta sexta-feira (7) à tarde, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 49% das intenções de voto contra 44% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os indecisos somam 2%.
Lula passou para o segundo turno em primeiro, com 48,43% dos votos válidos. Bolsonaro ficou em segundo, com 43,2%. A abstenção, que não é medida pelas pesquisas, foi de 20,94% dos eleitores.
Na última simulação de segundo turno do Datafolha, divulgada no sábado (1), antes, portanto, do primeiro turno, Lula tinha 54% das intenções de voto, contra 38% de Bolsonaro. Essa mesma pesquisa, no entanto, mostrava o presidente com 36% das intenções de voto para o primeiro turno, sete pontos abaixo do resultado da eleição - sem contar a margem de erro.
A pesquisa desta sexta-feira mostrou que a rejeição ao governo Bolsonaro é de 40% dos eleitores - na última pesquisa, era 44%. E a aprovação subiu de 31% para 37%.
Nesta primeira rodada de pesquisa do segundo turno, o Datafolha ouviu 2.884 eleitores em 179 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela Globo e registrado no TSE sob o número BR-02012/2022 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Leia também
Depois de Armínio e Arida, Malan e Bacha declaram apoio a Lula no 2º turno