Esse é o único mercado desenvolvido a ter alta nas ações este ano

Dalta de exposição do benchmark de Singapura a ações de tecnologia e foco em valor, em vez de crescimento, contrasta desempenho com os EUA e a Europa

O Straits Times Index, o modesto índice de ações da cidade-estado asiática, acumula um ganho de cerca de 1% até agora este ano
Por Ishika Mookerjee
06 de Outubro, 2022 | 09:15 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — Singapura tem a combinação perfeita no mercado de ações para enfrentar os problemas de 2022 - principalmente no momento em que as preocupações com a estagflação provocam perdas nos maiores mercados desenvolvidos do mundo.

O Straits Times Index, o modesto índice de ações da cidade-estado asiática, acumula um ganho de cerca de 1% até agora este ano, tornando-se a medida cíclica a única positiva em dólares entre os mercados desenvolvidos. Em contraste, um indicador mundial caiu quase 23% no que poderia ser seu pior ano desde a crise financeira global de 2008.

PUBLICIDADE

Um ambiente de taxas de juros em alta, uma mudança de preferência para ações de múltiplos mais baratos e a recuperação da pandemia ajudaram a sustentar o benchmark na ilha, onde os bancos respondem por cerca de metade da ponderação.

“O desempenho de Singapura se correlaciona com o desempenho melhor das ações de valor em relação às de crescimento, que deve continuar enquanto o Fed continuar comprometido em reduzir a inflação para a meta de longo prazo”, disse Alan Richardson, gerente de portfólio da Samsung Asset Management.

As ações da DBS Group, a maior fatia do indicador STI, subiram quase 3% este ano. A distribuidora de automóveis Jardine Cycle & Carriage tem o melhor desempenho, com alta de 71%, enquanto a empresa de serviços públicos Sembcorp Industries teve um salto de quase 54% nos papéis.

PUBLICIDADE

A falta de exposição do benchmark de Singapura a ações de tecnologia também ajudou, contrastando seu desempenho com os EUA e a Europa, economias que enfrentam problemas que vão desde inflação e escassez de energia até interrupções na cadeia de suprimentos.

“Até o Fed desacelerar ou mudar de trajetória, os mercados desenvolvidos provavelmente não alcançarão” Singapura, disse Daniel Dubrovsky, estrategista do DailyFX. O mercado está focado no Fed, mesmo após o aumento de juros menor do que o esperado na Austrália nesta semana, e “ainda há espaço para o mercado de trabalho absorver uma desaceleração de curto prazo” nos EUA, acrescentou.

As estimativas de ganhos futuros para as ações de Singapura aumentaram cerca de 16% no acumulado do ano, cerca de quatro vezes o aumento observado para os membros no indicador global. Ainda assim, a economia dependente do comércio não está isenta de riscos – a atividade fabril se contraiu em setembro pela primeira vez desde junho de 2020 e as vendas no varejo mostram sinais de desaceleração.

PUBLICIDADE

--Com a colaboração de Jeffrey Hernandez

Leia também

Resultado do primeiro turno faz investidor estrangeiro acelerar compras na B3