Bloomberg Línea — O dólar oscilava nesta quinta-feira (6) após subir por duas sessões consecutivas, à medida que os investidores calibram o cenário eleitoral para o segundo turno com o receio pelas consequências das altas de juros nos Estados Unidos - que minam o apetite por moedas emergentes e fortalecem a moeda americana.
Mais cedo, dados divulgados nos Estados Unidos nesta quinta mostraram um aumento acima do esperado dos pedidos de seguro-desemprego da última semana, indicando que o mercado de trabalho americano pode estar começando a sentir as consequências da expectativa de recessão nos próximos meses.
Também, a varejista Amazon (AMZN), a segunda maior empregadora do país, anunciou que irá contratar 150.000 funcionários temporários para as festas de final de ano - o mesmo número do ano passado, apontando para a perspectiva morna para as compras nos principais feriados do ano.
Por aqui, os investidores também acompanham a corrida rumo ao segundo turno das eleições, com os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) angariando apoios após o primeiro turno.
O ex-presidente recebeu o respaldo dos ex-candidatos Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), além do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, enquanto Bolsonaro conquistou o apoio dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), de São Paulo, Rodrigo Garcia, e de Minas Gerais, Romeu Zema, além da bancada ruralista do Congresso.
Ontem, a pesquisa conduzida pelo Ipec (ex-Ibope), a primeira após o primeiro turno, mostrou o petista com 51% das intenções de voto, contra 43% de Bolsonaro. Na pesquisa que antecedeu o pleito do último domingo, o instituto havia indicado a possibilidade de uma vitória de Lula em primeiro turno com 51% dos votos válidos, ante 37% do atual presidente.
Confira o desempenho dos mercados nesta quinta-feira (6):
- Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,60%, aos 117.895 pontos;
- O dólar à vista subia 0,09%. a R$ 5,20;
- Nos EUA, o Dow Jones caía 0,53%, o S&P 500, 0,46% e o Nasdaq, 0,23%
-- Reportagem atualizada às 11h30 para corrigir o dado da última pesquisa eleitoral do Ipec antes do segundo turno. De acordo com a pesquisa Ipec divulgada no sábado, Lula tinha 51% dos votos válidos, e não 52%, como informado anteriormente
-- Atualiza cotações às 13h30
Leia também:
EXCLUSIVO: Amazon desiste de mudança para o Largo da Batata, em São Paulo