Rei Charles III só será coroado em junho de 2023

Cerimônia, que acontece 70 anos após a da rainha Elizabeth, será peça central dos dias de eventos que marcam o início do reinado do monarca

Charles será o monarca mais velho a ser coroado no Reino Unido
Por Kitty Donaldson
05 de Outubro, 2022 | 01:40 PM

Bloomberg — O rei Charles III deve ser coroado em 3 de junho do próximo ano em uma cerimônia na Abadia de Westminster, disseram autoridades do Reino Unido.

Falando sob condição de anonimato antes de um anúncio público, os funcionários do governo disseram que os planos são para o primeiro sábado de junho de 2023, perto do início do verão, embora as discussões sobre quais outros dias se tornarão feriados oficiais ainda estejam em andamento. O Palácio de Buckingham se recusou a comentar.

A coroação, que acontece 70 anos após a da rainha Elizabeth, será a peça central dos dias de celebração para marcar o início do reinado do monarca. Charles subiu ao trono e foi nomeado rei no mês passado após a morte da rainha.

Em junho do próximo ano, o rei completará 74 anos, tornando-se a pessoa mais velha a ser coroada na história britânica. Informações sugerem que a coroação será uma versão menor e mais modesta das cerimônias anteriores, com espaço para representantes de diferentes religiões e grupos comunitários alinhados com a diversidade da Grã-Bretanha moderna. Charles será coroado ao lado de sua esposa, a rainha consorte, Camilla.

PUBLICIDADE

Quando Elizabeth II foi coroada em 1953, mais de 8.000 convidados de 129 nações viajaram para a Abadia de Westminster, no centro de Londres, com plataformas temporárias erguidas para acomodar os convidados, incluindo todos os membros da aristocracia britânica. Restrições de segurança indicam que hoje em dia a igreja só pode abrigar cerca de 2.000 pessoas, causando dor de cabeça para os planejadores.

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido passou dias elaborando o plano de assentos para o funeral da rainha, atento às hierarquias diplomáticas e ao protocolo.

A cerimônia de coroação é rica em tradição. O rei estará sentado em um trono conhecido como Cadeira de Edward, segurando o cetro símbolo da monarquia inglesa – para representar seu controle constitucional da nação – e o orbe do soberano – para representar o mundo cristão. Depois de ungido com óleo, abençoado e consagrado pelo clero sênior, Charles terá a coroa de Santo Edward colocada em sua cabeça.

A Coroa de Santo Edward - nomeada em homenagem ao último rei anglo-saxão, Edward, o Confessor - é feita de ouro maciço e tem mais de 400 pedras preciosas, incluindo rubis, granadas e safiras. A versão que será usada no próximo ano foi feita originalmente para Charles II em 1661, tem 30 centímetros de altura e pesa 2,23 quilos. É geralmente mantida sob guarda na Torre de Londres.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Truss cede à pressão e desiste de corte de imposto a mais ricos no Reino Unido

Qual foi o verdadeiro legado da Rainha Elizabeth?