Bloomberg — Anna Sorokin, a falsa herdeira alemã que conseguiu entrar nos círculos sociais da elite de Nova York, foi libertada da prisão nesta quarta-feira (5), mas proibida de usar as redes sociais.
Sorokin, que é russa e fingiu ser uma herdeira chamada Anna Delvey, está sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos há 17 meses após ter seu visto americano vencido.
Nesta quarta, contudo, um juiz de imigração decidiu que ela poderia ser libertada de uma instalação de Orange County, em Nova York, enquanto luta contra a deportação.
A ordem exigia o pagamento de uma fiança no valor de US$ 10 mil e que ela permanecesse em confinamento domiciliar de 24 horas com monitoramento eletrônico. Ela também foi impedida de acessar qualquer plataforma de mídia social, incluindo Instagram, Twitter (TWTR), Facebook (META) e TikTok.
Sorokin, cujas façanhas foram retratadas na série da Netflix (NFLX) “Inventando Anna”, costumava postar frequentemente em sua conta do Instagram seu glamouroso estilo de vida “VIP”, enquanto roubava dezenas de milhares de dólares de bancos, hotéis e amigos.
Ela também tentou convencer investidores, incluindo o Fortress Investment Group, a lhe dar milhões de dólares para lançar a Anna Delvey Foundation, um clube social semelhante ao Soho House.
Condenada em 2019 por fraude no tribunal estadual de Nova York a um período de quatro a 12 anos de prisão, Sorokin foi libertada mais cedo, em 2021, por bom comportamento. Mas ela foi presa seis semanas depois por agentes do Serviço de Imigração e Controle Alfandegário (ICE, na sigla em inglês).
Nascida na Rússia e com cidadania alemã, Sorokin tem estado ativa no Instagram nas últimas semanas, postando em 12 de setembro que apoiava a Ucrânia contra a invasão russa.
No dia seguinte, ela comemorou seu retorno ao Twitter após uma ausência de um ano enquanto estava sob custódia do ICE.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
EXCLUSIVO: Amazon desiste de mudança para o Largo da Batata, em São Paulo