Catar libera reserva de hotel pouco antes da Copa do Mundo

Opções de hospedagem incluem alojamentos específicos, barracas, acomodações no estilo Airbnb e pelo menos dois navios de cruzeiro

La capital de Catar
Por David Hellier e Lisa Fleisher
05 de Outubro, 2022 | 08:21 AM

Bloomberg — Milhares de quartos de hotel no Catar que haviam sido bloqueados anteriormente pelos organizadores da Copa do Mundo FIFA 2022 estão sendo liberados ao público em geral para reserva, mesmo que algumas propriedades ainda estejam em construção menos de dois meses antes do início.

As acomodações foram retidas pelo Comitê Supremo do Catar e pelo órgão regulador da FIFA para dar prioridade às equipes da competição, patrocinadores e seus convidados, funcionários, convidados reais e fãs que reservaram pacotes. Agora, com a Copa do Mundo marcada para começar em 20 de novembro, vários milhares de quartos não alocados estão sendo liberados após um prazo acordado por contrato, segundo uma pessoa familiarizada com o processo.

Executivos de hotéis têm dito que mais quartos estarão disponíveis no início de outubro, ajudando a resolver a crise. “O quadro de disponibilidade se tornará muito, muito mais amplo”, disse Guy Hutchinson, presidente e executivo-chefe da Rotana Hotel Management Corp., em entrevista. “Muitas dessas preocupações serão respondidas no curto prazo.” Hutchinson espera que a ocupação em suas propriedades seja de 90% ou mais durante o torneio.

Um porta-voz do Catar disse que está a caminho de fornecer 130.000 quartos para o torneio e que mais de 117.000 quartos estão disponíveis atualmente. As opções de hospedagem incluem alojamentos específicos, barracas, acomodações no estilo Airbnb e pelo menos dois navios de cruzeiro com quase 4.000 cabines.

PUBLICIDADE

O país e sua força de trabalho majoritariamente imigrante têm trabalhado sem parar para preparar o país, incluindo uma reforma dos sistemas de esgoto para lidar com os 1,2 milhão de fãs estimados para o evento de um mês. A maior parte dos visitantes chegará nas duas primeiras semanas do torneio, e muitos entrarão e sairão no mesmo dia, ficando em países vizinhos como os Emirados Árabes Unidos. O Catar reabriu um aeroporto secundário ao público para lidar com um aumento nos voos.

Os estádios, em sua maioria construídos do zero, estão prontos. Mas pelo menos meia dúzia de hotéis, incluindo propriedades cinco estrelas, ainda estão em construção com o objetivo de conclusão das obras até 1º de novembro. Alguns planejam abrir todos os seus quartos e restaurantes, enquanto outros terão apenas uma parte de seus salas disponíveis a tempo para o torneio.

Algumas das chamadas vilas de fãs — incluindo fileiras e mais fileiras de imóveis de construção rápida, semelhantes a casas móveis ou contêineres visíveis do ar — ainda estão sendo construídas.

O site oficial do torneio ainda mostra disponibilidade muito limitada em quartos de hotel nas primeiras noites antes de qualquer equipe ser eliminada.

Mais quartos, no entanto, estão disponíveis nos sites de reservas individuais dos hotéis. O novo Rixos Gulf Hotel Doha, por exemplo, começou recentemente a receber reservas para o torneio. Ele abre a propriedade com tudo incluído em 23 de outubro, com quartos disponíveis em seu site a partir de 3.570 riais do Catar (US$ 980,50) e chegando a 33.320 riais por noite para a suíte mais luxuosa.

Há muitas casas particulares — conhecidas como villas — disponíveis a partir de 787 riais por noite, bem como apartamentos e propriedades que oferecem estúdios com camas de solteiro tipo albergue por 300 riais por noite. Tendas e outros espaços nas vilas de fãs também estão disponíveis por entre 407 a 1512 riais por noite, com estadia mínima de duas noites.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

Este destino de turismo de luxo na África voltou ao lucro depois da pandemia

Os preços dos hotéis subiram? Culpe os americanos por isso