Petrobras dispara 8% e contribui para avanço do Ibovespa, enquanto dólar recua

Sessão de ganhos nos Estados Unidos também contribui para o bom humor no mercado doméstico

Por

Bloomberg Línea — Um desfecho mais apertado do que o esperado para a disputa presidencial no primeiro turno contribui para uma sessão de otimismo na bolsa brasileira nesta segunda-feira (3).

Por volta das 12h20 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) subia 4,8%, aos 115.314 pontos, enquanto o dólar recuava e era negociado próximo de R$ 5,17. O dia era de fortes ganhos para blue chips, como Petrobras (PETR3; PETR4), cujas ações subiam mais de 8% com a notícia de um segundo turno.

Analistas já apontavam para a expectativa de valorização dos ativos brasileiros nesta segunda em razão de dois fatores das eleições: o desempenho acima do esperado de Bolsonaro, visto como um candidato cujas propostas tendem a favorecer a economia e as empresas, como a favor de privatizações; e a composição de um Congresso mais à direita, o que forçaria uma moderação de um eventual governo Lula.

O sentimento positivo do primeiro pregão de outubro também era visto em Wall Street, após um terceiro trimestre consecutivo de perdas para as ações nos Estados Unidos – na primeira vez desde 2009. Os traders aguardam agora novos dados de emprego dos EUA para avaliar o caminho da economia e da política do Fed.

Em setembro, investidores globais ficaram nervosos com o potencial impacto do aperto monetário na economia depois que bancos centrais, incluindo o Federal Reserve, reiteraram sua determinação de conter a inflação – e isso por meio de juros mais altos do que o estimado e por tempo prolongado.

Na cena doméstica, o relatório Focus, do Banco Central, mostrou uma nova melhora nas projeções para a inflação neste ano. Agora, as estimativas apontam para alta de 5,74% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2022, ante 5,88% no levantamento anterior.

Também houve melhora nas expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB). Os economistas consultados pelo BC estimam agora uma expansão de 2,70% da atividade este ano e de 0,53% em 2023, ante projeções de crescimento de 2,67% e de 0,50%, respectivamente.

Não houve mudanças nas perspectivas para a taxa básica de juros que, segundo o Focus, deve encerrar dezembro a 13,75% ao ano e 2023, a 11,25%.

Na agenda da semana, investidores monitoram uma série de dados de atividade econômica para a Europa, Estados Unidos e China, com destaque para os PMIs de setembro e os dados de emprego (ADP & Payroll) na maior economia do mundo.

Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (3):

  • Por volta das 12h20 (horário de Brasília), o Ibovespa disparava 4,8%, aos 115.314 pontos;
  • O dólar à vista recuava 4,45%, a R$ 5,17;
  • Nos EUA, o Dow Jones subia 2,31%, o S&P 500, 2,13% e o Nasdaq, 1,71%

-- Atualiza às 12h20

Leia também

Por que as pesquisas não capturaram a apoio a Bolsonaro? Veja qual chegou mais perto