Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos, e Bolsonaro, 37%, na véspera da eleição

Segundo o Ipec, não é possível afirmar se haverá ou não um segundo turno; pesquisa é a última do instituto a ser divulgada antes das eleições

Por

Bloomberg Línea — O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% dos votos válidos, segundo nova pesquisa Globo/Ipec (ex-Ibope) divulgada neste fim de tarde de sábado (1º). O ex-presidente tinha 52% no levantamento anterior, divulgado na segunda-feira (26), e oscilou dentro da margem de erro.

Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 37%, acima dos 34% no levantamento anterior. A pesquisa é a última do instituto a ser divulgada antes das eleições, que acontecem neste domingo (2).

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem empatados, com 5% cada um. Os candidatos Felipe D’Avila (Novo) e Sorya Thronicke (União Brasil) também estão empatados, ambos com 1%.

Para vencer a eleição, um candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos. Segundo o Ipec, não é possível afirmar se haverá ou não um segundo turno.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre a quinta-feira (29 de setembro) e hoje (1º de outubro). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95,45%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-00999/2022.

Leia também

Ipespe: Lula fica estável em 46% e Bolsonaro cai para 33%

Investidor está de olho em novo Congresso para se posicionar, diz gestora

Como Bolsonaro chega ao primeiro turno em busca da reeleição