Datafolha: Lula mantém 50% dos votos válidos para o 1º turno, e Bolsonaro, 36%

A um dia da eleição, ex-presidente e atual chefe do Executivo se mantiveram estáveis em relação à pesquisa da quinta-feira; não é possível afirmar se haverá 2º turno

Por

Bloomberg Línea — Na última pesquisa para o primeiro turno divulgada neste fim de tarde de sábado (1º de outubro), o Datafolha aponta que o ex-presidente Lula (PT) manteve 50% dos votos válidos a um dia da eleição, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou 36%. Isso significa que o candidato do PT pode conseguir vencer no primeiro turno, embora não haja certeza desse cenário.

Na pesquisa anterior do instituto de pesquisa, divulgada na quinta-feira (29), o Datafolha já apontava Lula com 50%, e Bolsonaro, com 36% dos votos válidos.

Os votos válidos excluem aqueles em branco, os nulos e os eleitores que não responderam à pesquisa e são utilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir os resultados das eleições. Um candidato que atinge 50% mais um dos votos válidos é declarado vencedor no primeiro turno.

Depois dos líderes, vêm os candidatos Simone Tebet (MDB), com 6%, e Ciro Gomes (PDT), com 5%, o que significa uma reversão de posições. Na quinta, o Datafolha apontava Gomes com 6% e Tebet com 5%.

Já para um eventual segundo turno, Lula tem 54% contra 38% do Bolsonaro, segundo a pesquisa.

Sobre a rejeição, o Datafolha mostra que há 52% dos eleitores que dizem que não votariam em Bolsonaro de forma alguma - o mesmo percentual de quinta-feira -, contra 40% para Lula, que teve aumento de um ponto percentual em rejeição em relação à última pesquisa.

Já considerando os votos brancos e nulos e os eleitores indecisos, Lula tem 48% das intenções de voto, contra 34% do presidente Jair Bolsonaro.

O Datafolha ouviu de forma presencial 12.800 pessoas de 16 anos ou mais de idade em 310 municípios na sexta-feira (dia 30 de setembro) e neste sábado (1º de outubro).

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-00245/2022.

Leia mais

Como Bolsonaro chega ao primeiro turno em busca da reeleição

Mercado não colocou no preço vitória de Lula no domingo, aponta JPMorgan