Bloomberg — O TikTok, da chinesa ByteDance, enfrenta uma possível multa de 27 milhões de libras (US$ 28,9 milhões) depois que o órgão de vigilância de privacidade do Reino Unido descobriu provisoriamente que a empresa pode ter violado as regras de proteção de dados por não proteger suficientemente as informações de crianças.
O Gabinete do Comissário de Informação (ICO, na sigla em inglês) disse na segunda-feira (26) que emitiu ao TikTok um aviso de intenção, apresentando os planos para uma possível multa. As conclusões provisórias da autoridade incluem que o TikTok provavelmente não conseguiu o consentimento parental necessário de menores que usam sua plataforma e processou alguns dados sem fundamento legal.
“Embora respeitemos o papel da ICO na proteção da privacidade no Reino Unido, discordamos das opiniões preliminares expressas e pretendemos responder formalmente à ICO no devido tempo”, disse um porta-voz do TikTok.
O TikTok enfrentou intenso escrutínio na Europa devido a preocupações de que os dados das crianças não estejam seguros na plataforma de mídia social. Uma investigação separada na Irlanda, a base do TikTok na União Europeia, que está investigando o suposto uso indevido de dados infantis pela empresa, também está nos estágios finais.
“Consideraremos cuidadosamente quaisquer representações do TikTok antes de tomar uma decisão final”, disse a ICO em comunicado.
“Todos nós queremos que as crianças possam aprender e experimentar o mundo digital, mas com as devidas proteções de privacidade de dados”, disse John Edwards, Comissário de Informações.
Leia também
Recessão americana é quase inevitável e vai doer, diz atual Nobel de Economia