Netflix cria primeiro estúdio interno para desenvolver videogames

Corrida para reforçar a divisão de games vem depois que a empresa perdeu 970 mil assinantes no segundo trimestre

Novo estúdio de jogos será o quarto da Netflix em geral, depois que a empresa adquiriu outras companhias do ramo no começo de 2022
Por Sabiq Shahidullah
26 de Setembro, 2022 | 06:37 PM

Bloomberg — A Netflix (NFLX) está criando seu primeiro estúdio interno de videogames em um esforço para depender menos de criadores terceiros e para expandir as ofertas de jogos.

O novo estúdio será baseado em Helsinque e liderado por Marko Lastikka, de acordo com um comunicado da Netflix divulgado nesta segunda-feira (26). Lastikka passou mais de cinco anos na Zynga, onde trabalhou no FarmVille 3, e antes disso foi cofundador e produtor executivo do estúdio Tracktwenty da Electronic Arts, também em Helsinque, segundo seu perfil no LinkedIn.

“Este é mais um passo à frente na nossa visão de construir um estúdio de jogos de classe mundial que trará uma variedade de games originais prazerosos e profundamente envolventes — sem anúncios e sem compras no aplicativo — para nossas centenas de milhões de membros em todo o mundo”, disse Amir Rahimi, vice-presidente de estúdios de jogos da Netflix, em comunicado.

O novo estúdio de jogos será o quarto da Netflix em geral, depois que a empresa adquiriu outras companhias do ramo no começo de 2022, a Next Games e a Boss Fight Entertainment. A Netflix lançou o Night School Studio em setembro de 2021.

PUBLICIDADE

Atualmente, a Netflix possui 31 jogos para celular em seu catálogo, livres de anúncios e compras no aplicativo, mas disponíveis apenas para assinantes. A empresa planeja ter 50 jogos disponíveis até o final do ano. Isso inclui Stranger Things: Puzzle Games, desenvolvido pela Next Games, baseado no programa de sucesso da plataforma e que em breve será exclusivo da Netflix.

A plataforma embarcou em sua investida em videogames em 2021 como forma de diversificar suas ofertas de streaming à medida que o crescimento estagna. Mas pouco mais de um ano depois, menos de 1% dos 221 milhões de usuários da Netflix jogam na plataforma, informou a CNBC no mês passado, citando uma análise da Apptopia. A corrida para reforçar a divisão de jogos vem depois que a empresa perdeu 970.000 assinantes no segundo trimestre.

O novo estúdio ainda não tem um cronograma para a produção. “Ainda é cedo e temos muito mais trabalho a fazer para oferecer uma ótima experiência de jogos na Netflix”, disse Rahimi. “Esses quatro estúdios, cada um com diferentes pontos fortes e áreas de foco, desenvolverão jogos que atenderão aos diversos gostos de nossos membros.”

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

TikTok enfrenta multa milionária no Reino Unido por proteção de dados de crianças

O que esperar após a vitória da líder de extrema-direita na Itália