Ipec: Lula tem 48% das intenções de voto e Bolsonaro 31%

De acordo com o instituto, considerando apenas os votos válidos, petista é o preferido de 52% dos eleitores, ante 35% de Bolsonaro

Por

Bloomberg Línea — As intenções de voto no ex-presidente Lula (PT) oscilaram para cima em mais uma pesquisa, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável. Segundo pesquisa do Ipec (ex-Ibope) encomendada pela Globo e divulgada nesta segunda-feira (26), o petista tem 48% das intenções de voto (ante 47% na pesquisa anterior, de 19 de setembro). Já Bolsonaro ficou com 31%.

Depois deles, vêm os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), que saiu de 2% para 5%, empatando tecnicamente com o pedetista.

Considerando apenas os votos válidos - o que exclui os entrevistados que disseram que vão votar em branco ou nulo -, o ex-presidente Lula tem 52%, contra 34% de Bolsonaro.

O cenário indica chance de vitória do petista no primeiro turno. Se houver segundo turno, Lula tem 54% das intenções de voto e Bolsonaro, 35%, de acordo com o instituto.

O ex-presidente segue favorito entre as mulheres, com 51% dos votos, e entre os mais pobres. Tem 57% das intenções de voto entre os que ganham um salário mínimo e 53% entre os que ganham de um a dois salários.

Nas demais faixa de renda, o preferido é Bolsonaro. O presidente alcança 40% das intenções entre os que ganham de dois a cinco salários e 44% entre os que ganham mais de cinco salários - nesse segmento, no entanto, Lula cresceu seis pontos do dia 19 para cá.

Bolsonaro segue o líder no ranking de rejeições. Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados disseram que não votam no presidente “de jeito nenhum”. No caso de Lula, a cifra é de 35%. Ciro tem rejeição de 14% e Simone Tebet, de 6%.

De acordo com o Ipec, 83% dos entrevistados disseram estar decididos sobre quem vão votar no domingo (2/10) e não pretendem mudar de ideia. Entre os eleitores de Lula, 90% dizem que a decisão é definitiva, número próximo ao de Bolsonaro (87%).

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro em 183 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐01640/2022.

Leia também:

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro a uma semana da votação

Traders focam no 1° turno da eleição e elevam volatilidade do real