Demanda geral por criptos cai, mas há um setor em que cresce, diz JPMorgan

Novo movimento de seis meses para cá ocorre em paralelo com queda no valor de ativos e de aumento das taxas de juros no mundo desenvolvido

Inverno cripto está reduzindo o apetite de investidores por ativos como o bitcoin, segundo bancos globais
Por Krystal Chia
23 de Setembro, 2022 | 08:20 PM

Bloomberg — A demanda por criptomoedas como método de pagamento diminuiu de forma drástica nos últimos seis meses, de acordo com Takis Georgakopoulos, chefe global de pagamentos do JPMorgan Chase (JPM).

“Víamos muita demanda de nossos clientes, digamos, até seis meses atrás”, disse Georgakopoulos em entrevista à Bloomberg Television nesta semana. “Vemos muito pouco agora”, mas o banco vai continuar a oferecer apoio a clientes que desejam usar esse sistema, explicou.

Os preços das criptomoedas têm despencado em meio à onda vendedora que enxugou cerca de US$ 2 trilhões em valor de mercado em menos de um ano e reduziu volumes em muitas corretoras do segmento. Algumas empresas de ativos digitais de alto perfil também tiveram que pedir recuperação judicial.

Ainda assim, o JPMorgan aposta na expansão de ativos tokenizados e, ao longo dos anos, tem incorporado cada vez mais o setor. Recentemente, o banco se tornou um dos principais investidores na startup de ativos digitais londrina Ownera e, em maio, experimentou usar blockchain para acordos de garantias.

PUBLICIDADE

As criptomoedas também têm se tornado “cada vez maiores” no setor de games, disse Georgakopoulos. Isso se aplica tanto a jogos tradicionais quanto ao metaverso, no qual há muitas novas oportunidades, destacou.

Empresas como a Block, sob o comando de Jack Dorsey, fundador do Twitter, estão entre as mais importantes a defenderem o potencial das criptomoedas como meio de pagamento, apesar da volatilidade dos tokens digitais. Os resultados trimestrais mais recentes da Block mostraram, no entanto, que a receita coletada por meio de transações com Bitcoin caiu 34%, para US$ 1,79 bilhão.

- Com a colaboração de Haslinda Amin, Rishaad Salamat, Sidhartha Shukla e Anand Menon.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Interpol é acionada para prender fundador cripto da stablecoin TerraUSD

Novo token derivado da atualização do Ethereum cai até 60%. Entenda a reação