Bloomberg Línea — A dez dias das eleições, o ex-presidente Lula (PT) subiu dois pontos percentuais e chegou a 47% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável em 33%, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na noite de quinta-feira (22).
Contando apenas os votos válidos - ou seja, excluindo votos nulos e em branco -, Lula atingiu 50% das intenções. Ou seja, cresceram as chances de o candidato petista vencer as eleições no primeiro turno, conforme análise do jornal Folha de S.Paulo, que pertence ao mesmo grupo que o Datafolha.
Segundo as regras do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), se um candidato obtiver 50% mais um voto dos que são válidos no primeiro turno, será declarado vencedor.
Depois de Lula e Bolsonaro, estão os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 5%.
Segundo o Datafolha, o desempenho de Lula segue mais forte entre os mais pobres. Entre os que ganham até dois salários mínimos, o petista é o preferido de 57% dos pesquisados, ante os 52% registrados na última pesquisa divulgada em 15 de setembro. Já Bolsonaro oscilou de 27% para 24% no segmento.
Mas o presidente melhorou seu desempenho na faixa de 2 a 5 mínimos e ficou à frente de Lula (43% e 36%).
A rejeição ao seu governo não sofreu alteração: 44% dos eleitores disseram que acham o governo ruim ou péssimo, mesmo patamar da última pesquisa. Já a aprovação subiu de 30% para 32%.
A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades. As entrevistas foram pessoais e feitas entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-04180/2022.
Leia também:
Meirelles declara apoio a Lula e mercado vê chance maior de governo pragmático
Bolsonaro defende governo na ONU e pede fim das sanções à Rússia