Bloomberg — A JBS (JBSS3), maior empresa de carnes do mundo, contratou seu primeiro diretor de sustentabilidade global.
Jason Weller, que mais recentemente liderou a Truterra, negócio de sustentabilidade agrícola da cooperativa Land O’Lakes, terá a tarefa de levar a gigante da carne brasileira à sua meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040.
A contratação é um esforço para melhorar a percepção da JBS entre investidores ESG. A empresa tem sido criticada, junto com outros produtores de carne bovina, por não rastrear adequadamente sua cadeia de suprimentos e contribuir para o desmatamento.
Mas alcançar a meta de emissões zero não será fácil. A produção de carne bovina é notória pelas emissões, por conta dos gases que o próprio gado solta. Além disso, um dos maiores impulsionadores do efeito estufa é o desmatamento da Amazônia, que tem sido associado à pecuária. Por outro lado, uma população mundial crescente precisa de mais alimentos, com uma classe média em expansão que aumenta a demanda por carne.
“Alimentar um mundo de 10 bilhões será o maior desafio”, disse Weller em entrevista. “Vamos exigir muito de nossos sistemas de recursos naturais.”
Weller, também ex-chefe do Serviço de Conservação de Recursos Naturais do Departamento de Agricultura dos EUA, disse que sua primeira tarefa será avaliar toda a cadeia de fornecimento de carne da empresa, a começar por produtores de grãos e pecuaristas. A Amazônia brasileira será um foco, porque é onde a humanidade terá “o maior progresso e os melhores resultados” no combate ao desmatamento, disse Weller.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
O que esperar da Super Quarta e 4 assuntos do Brasil e do mundo
© 2022 Bloomberg L.P.