Lula se mantém com 45% e Bolsonaro cai um ponto, para 33%, diz Datafolha

Resultado da pesquisa mostra um cenário estável na disputa entre os dois principais candidatos; Ciro Gomes tem 8% e Simone Tebet, 5%

Pesquisa mostra que diferença entre os candidatos aumentou em um ponto
15 de Setembro, 2022 | 10:14 PM

Bloomberg Línea — A diferença entre a intenção de votos para Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve estável nesta semana, segundo pesquisa do instituto Datafolha e divulgada nesta quinta-feira (15). Lula obteve 45% das intenções de voto e Bolsonaro caiu um ponto porcentual para 33%.

Na pesquisa anterior do instituto, divulgada na semana passada, Lula tinha 45% das intenções de votos e Bolsonaro, 34%, quando ganhou dois pontos percentuais, deixando o ex-presidente com a menor vantagem desde maio deste ano.

PUBLICIDADE

Depois de Lula e Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar na pesquisa com 8% das intenções de voto (ante 7% da sondagem anterior). Simone Tebet (MDB) manteve os mesmos 5%.

A mais nova pesquisa eleitoral segue a tendência já observada por outros institutos, como a Genial/Quaest que, nesta semana, apontou que o atual presidente do Brasil tem 34% das intenções de voto, enquanto o petista tem 42% — a menor diferença já apontada pela Genial/Quaest desde que elas começaram a ser feitas, em novembro de 2021.

No Datafolha, Bolsonaro mantém a liderança entre os evangélicos, que representam 27% do eleitorado brasileiro. Se dependesse deles, segundo o instituto, o atual presidente ganharia com 49% (52% dos votos válidos), ante 32% de Lula. Na semana passada, a vantagem era de 51% a 28%. Entre os católicos, que representam 56% da amostra, o placar é de 51% para Lula a 28%.

PUBLICIDADE

Em um eventual segundo turno, 54% das pessoas ouvidas pela pesquisa afirmaram que votariam em Lula, enquanto 38% votariam em Bolsonaro — o que representa um aumento e uma redução de 1%, respectivamente.

A pesquisa ouviu 5.926 pessoas entre os dias 13 e 14 de setembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais e para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-04099/2022.

Leia também:

PUBLICIDADE

JPMorgan vê janela para retomada das ofertas de ações em janeiro

EXCLUSIVO: O que a vitória de Lula ou Bolsonaro significaria para as estatais?

Investimentos ESG podem crescer ainda mais com avanço em padronizações

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.