Mercados operam voláteis, no aguardo de dados que podem indicar direção do Fed

Renda variável e mercado de bônus atravessam uma fase de transição, com investidores avaliando as chances de um choque maior de juros pelo Fed

Conheça os eventos que vão orientar os investidores hoje
15 de Setembro, 2022 | 08:24 AM

Barcelona, Espanha — (Esta é a versão atualizada de nota publicada originalmente às 7h10)

A volatilidade dá o tom às operações de hoje. Os mercados atravessam uma fase de transição e os investidores estarão atentos a quaisquer dados que possam indicar a direção das taxas de juros dos EUA.

PUBLICIDADE

Na sessão de hoje, há uma porção de indicadores macroeconômicos que podem fornecer alguma orientação sobre a política monetária do Fed. Nos EUA, os destaques do dia são as vendas no varejo, os pedidos iniciais de seguro-desemprego e o nível de utilização da capacidade instalada.

Depois que a inflação ao consumidor norte-americano mostrou que não sairá de cena tão cedo, alguns investidores passaram a trabalhar com a possibilidade de um choque de juros ainda maior que o esperado.

Antes, quando se falava de um aumento forte das taxas pelo Federal Reserve (Fed), o mercado cogitava um acréscimo de 0,75 ponto percentual. Mas agora já se fala de um aumento de 1 ponto cheio, embora a maioria ainda aposte no primeiro cenário.

PUBLICIDADE

Os futuros do índice americano começaram a sessão em alta, mas inverteram o sinal há poucos instantes. Ao mesmo tempo, os prêmios dos títulos do Tesouro - e também o dólar - subiam. Na Europa, após uma abertura positiva, as bolsas começavam a titubear, com o Stoxx 600 já mudando para o campo negativo. O petróleo recuava, com o barril WTI perto de US$ 88.

→ O norte da jornada de hoje

🤔 PPI lança dúvidas. Mas as apostas de um aumento mais pronunciado dos juros se estremeceram com a divulgação, ontem, do Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês). Enquanto a inflação ao consumidor se manteve mais forte do que o esperado pelos economistas, os preços no atacado caíram em agosto (-0,1% frente a julho) pelo segundo mês seguido, ajudados pela melhora do custo dos combustíveis. Na base anual, a cifra permanece elevada, em +8,7%.

😶‍🌫️ Nuvem de fumaça. Com tanta incerteza e informações contraditórias, as bolsas têm trabalhado com volatilidade. Ao mesmo tempo, os títulos soberanos têm pedido prêmios cada vez maiores - os Treasuries mais sensíveis à política monetária aprofundaram a inversão da curva, o que prenuncia uma recessão iminente. O prêmio dos bônus de dois anos superou o de títulos de 30 anos em 35 pontos base, um nível inédito desde o ano 2000.

PUBLICIDADE

→ Leia o Breakfast, uma newsletter da Bloomberg Línea: Nova rodada de IPOs no horizonte

Um panorama dos mercados
🟢 As bolsas ontem: Dow Jones Industrials (+0,10%), S&P 500 (+0,34%), Nasdaq Composite (+0,74%), Stoxx 600 (-0,86%), Ibovespa (-0,22%)

Ainda que as ações tenham buscado uma direção após o tombo de terça-feira - a maior queda em mais de dois anos -, a volatilidade dominou os mercados dos EUA. Os principais índices conseguiram se recuperar nas últimas horas de negociação. Depois da divulgação da inflação norte-americana de agosto, que desacelerou menos do que o esperado, os investidores dão por garantido outra grande alta dos juros.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados.

PUBLICIDADE

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

EUA: Estoques do Comércio, Vendas no Varejo, Pedidos Iniciais de Seguro-Desemprego, Índice Empire State de Atividade Industrial/Set, Índice CAPEX Fed Filadélfia/Set, Produção Industrial/Ago, Utilização da Capacidade Instalada/Ago, Estoque de Gás Natural

Europa: Zona do Euro (Balança Comercial/Jul); Alemanha (Índice de Preços por Atacado/Ago); França (IPC/Ago)

Ásia: Japão (Índice de Atividade da Indústria Terciária); China (Produção Industrial/Ago, Vendas no Varejo/Ago, Taxa de Desemprego)

América Latina: Brasil (IBC-Br/Jul), Colômbia (Vendas no Varejo/Jul, Produção Industrial/Jul); Peru (Atividade Econômica/Jul)

Bancos Centrais: Pronunciamentos de Luis de Guindos (BCE), Elizabeth McCaul (BCE), Sabine Mauderer (Bundesbank)

📌 Para amanhã:

• Zona do Euro (IPC); EUA (Sentimento do Consumidor -Universidade de Michigan); China (Vendas de Casas, Vendas no Varejo, Produção Industrial, Taxa de Desemprego)

(Com informações da Bloomberg News)

Michelly Teixeira

Jornalista com mais de 20 anos como editora e repórter. Em seus 13 anos de Espanha, trabalhou na Radio Nacional de España/RNE e colaborou com a agência REDD Intelligence. No Brasil, passou pelas redações do Valor, Agência Estado e Gazeta Mercantil. Tem um MBA em Finanças, é pós-graduada em Marketing e fez um mestrado em Digital Business na ESADE.