Dólar supera os R$ 5,20 e Ibovespa cede com exterior digerindo dados

After Hours: Atenções recaíram sobre dados de emprego e do varejo nos EUA à espera de decisão de política monetária do Fed na próxima semana

After hours
15 de Setembro, 2022 | 05:40 PM

Bloomberg Línea — O sentimento de aversão ao risco voltou a tomar conta dos mercados nesta quinta-feira (15), com investidores digerindo os últimos dados econômicos em meio a expectativas de um aperto mais agressivo do Federal Reserve.

Em Wall Street, o Nasdaq 100, pesado em tecnologia, teve desempenho inferior aos principais índices americanos, com as ações ligadas a crescimento sob pressão. A Adobe (ADBE), por exemplo, afundou quase 17% depois de concordar em comprar a startup de design de software Figma em um negócio avaliado em cerca de US$ 20 bilhões.

Por lá, os números de pedidos de seguro-desemprego apresentaram queda pela quinta semana consecutiva, sugerindo que a demanda por trabalhadores continua saudável apesar de uma perspectiva econômica incerta.

Já as vendas no varejo aumentaram inesperadamente em agosto, mas os dados mostraram fortes revisões negativas em relação ao número do mês anterior.

PUBLICIDADE

Os traders de swaps estão precificando agora um aumento de 75 pontos base dos juros nos Estados Unidos na próxima semana, com alguns apontando até para aumento de um ponto percentual. As apostas aumentaram após uma leitura de alta da inflação ao consumidor na terça-feira (13), que também provocou a maior venda de ações em dois anos.

Por aqui, o Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão desta quinta em queda de 0,54%, aos 109.953 pontos, enquanto o dólar teve forte alta, com investidores em busca de ativos considerados mais seguros.

Confira como fecharam os mercados nesta quinta-feira (15):

Leia também:

Goldman Sachs e Citi elevam volume de crédito para startups na América Latina

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.