Genial/Quaest: Lula tem 42% e Bolsonaro 34%, e distância se reduz

Diferença entre os dois candidatos é a menor na série Genial/Quaest desde que as pesquisas começaram a ser feitas em novembro de 2021

Candidato petista perdeu eleitores de classe média
14 de Setembro, 2022 | 03:45 PM

Bloomberg Línea — A distância entre as intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no presidente Jair Bolsonaro (PL) se reduziu. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (14), Lula tem 42% das intenções e Bolsonaro, 34%. É a menor diferença já apontada pelas pesquisas Genial/Quaest desde que elas começaram a ser feitas, em novembro de 2021.

Depois deles, vêm os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 7% das intenções de voto, e Simone Tebet (MDB), com 4%.

PUBLICIDADE

A pesquisa ouviu duas mil pessoas presencialmente entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-03420/2022.

Segundo a Quaest, a diminuição da distância entre os dois líderes na pesquisa aconteceu por causa da queda do desempenho de Lula entre os eleitores de renda média.

Lula recuou 5 pontos percentuais entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos e está agora com 37% das intenções nesse grupo, numericamente atrás de Bolsonaro, com 39%. Entre os homens, o ex-presidente perdeu 4 pontos percentuais e tem 39%, mesmo percentual de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Mas o petista mantém vantagem entre as mulheres (45% x 29% de Bolsonaro), entre os eleitores da região Nordeste (59% x 19%) e entre os que ganham até dois salários mínimos (51% x 26%).

Já Bolsonaro avançou na região Sul de 42% para 45%, enquanto Lula oscilou de 36% para 33%. Na região Sudeste, onde estão 42% dos eleitores brasileiros, pesquisa mostra equilíbrio: Bolsonaro tem 38% ante 36% de Lula.

O presidente ainda mantém a maior rejeição entre os candidatos, de 52%. Há um mês, era de 55%. Depois do presidente, vem Ciro, com 50%, e Lula, com 47%. Simone Tebet tem rejeição de 26%, mas é desconhecida de 53% dos eleitores.

PUBLICIDADE

Leia mais

Brasília em off: promessa de Guedes pode se virar contra o governo

Pedro Canário

Repórter de Política da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero em 2009, tem ampla experiência com temas ligados a Direito e Justiça. Foi repórter, editor, correspondente em Brasília e chefe de redação do site Consultor Jurídico (ConJur) e repórter de Supremo Tribunal Federal do site O Antagonista.