Bloomberg Línea — Um número maior de traders de criptomoedas está montando posições vendidas no ether (ETH) no mercado de derivativos, dado que o blockchain subjacente, a Ethereum, está programado para passar por sua maior atualização técnica nesta semana, provavelmente na quinta-feira (15), segundo revelam dados de negociação.
As taxas de financiamento de contratos futuros perpétuos do bitcoin e do ether divergiram de forma acentuada no fim de semana passado, de acordo com a empresa de dados de criptomoedas Kaiko.
A taxa de financiamento do ether teve sua queda mais acentuada desde julho de 2021. As exchanges usam a taxa de financiamento - ou o custo de negociação - para amarrar os contratos ao preço à vista subjacente. Quando a taxa é positiva, quem detém posições compradas está pagando juros aos investidores que estão vendidos, e vice-versa.
Os traders de criptomoedas tendem a favorecer contratos perpétuos - que, ao contrário dos futuros tradicionais, não expiram -- em parte porque permitem que mantenham posições altamente alavancadas. O ether caiu pela primeira vez em seis pregões na segunda-feira (12), caindo até 3,7%, para US$ 1.694.
O crescente interesse em ether está acontecendo às vésperas da Fusão - ou The Merge -, a atualização altamente antecipada da blockchain Ethereum. A atualização vai mover o sistema atual de uso de mineradores da Ethereum para um mais eficiente em termos de energia.
“Com a fusão acontecendo nesta semana, pode ser que as pessoas estejam se protegendo, pois o preço do ETH aumentou principalmente enquanto as taxas de financiamento ficaram negativas”, disse Andrew Tu, head de Growth da empresa de negociação algorítmica de criptomoedas Efficient Frontier.
Muitos investidores estão protegendo suas posições longas de ether, de acordo com Zaheer Ebtikar, gerente de portfólio do fundo hedge cripto LedgerPrime. A venda a descoberto de ether no mercado de derivativos é uma maneira de proteger seu risco.
Outra razão para estar comprado em ether no mercado spot (à vista), disse Ebtikar, é que esses traders podem receber “dinheiro grátis” derivado dos esforços de alguns mineradores de Ethereum para manter uma versão diferente do blockchain funcionando por mineradores.
Enquanto isso, alguns traders também esperam que a fusão - The Merge - se torne um evento de “compre no boato, venda no fato” para o mercado. O ether quintuplicou de valor no ano passado e atingiu um recorde de cerca de US$ 4.866 em novembro. Caiu cerca de 50% neste ano.
“Os investidores no mercado de futuros perpétuos concordam amplamente que a maioria dos catalisadores fundamentais positivos do ether já foram precificados, com poucas vantagens adicionais esperadas após a fusão”, disse Gabriel Selby, analista-chefe de pesquisa da exchange de criptomoedas CF Benchmarks, de propriedade da Kraken.
Uma taxa de financiamento extremamente negativa significa que os traders a descoberto estão pagando taxas caras para manter suas posições abertas.
“A mentalidade de um trader também é muito diferente da de um investidor de longo prazo – nesse caso, eles apenas pensam que por dois a três dias é bom pagar se acharem que o ETH cairá consideravelmente”, explicou Ebtikar. “Se a aposta é que haverá um sell-off do ETH à vista, então valerá a pena.”
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
O que a Microsoft procura nos profissionais, segundo a presidente no Brasil