Conteúdo Patrocinado

Por que AML e KYC são essenciais no mercado de criptoativos?

Quais são, e como funcionam, as medidas exigidas pelo governo e órgãos regulatórios para combater crimes financeiros e garantir a legalidade do cliente

Binance
Tempo de leitura: 5 minutos

O AML (do inglês, Anti-Money Laundering) consiste em regulamentos e leis que previnem e impedem a movimentação e a lavagem de recursos de origem ilícita. Ou seja, são as medidas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) que as instituições têm de adotar para proteger, em primeiro lugar, seus clientes. E também a si mesmas.

Já o KYC (do inglês, know Your Customer) é uma verificação que exige que os provedores de serviços financeiros coletem informações para comprovar a identidade de seus clientes. É, em suma, a política de “Conheça Seu Cliente”, que pode ser completada por meio de documentos de identificação oficiais,extratos bancários, comprovação de renda e outras informações.

A verificação KYC é uma obrigação para instituições financeiras e prestadores de serviços como parte das leis de AML. O KYC exige que o usuário envie informações pessoais para verificação de sua identidade, em uma tentativa de atribuir responsabilidade por todas as transações financeiras feitas pelo usuário. Trata-se de uma parte proativa da política de AML e se enquadra nas obrigações de conformidade do cliente. É diferente de outras práticas de AML que investigam, de forma reativa, atividades e comportamentos suspeitos.

AML e KYC são ferramentas das mais importantes na luta contra a lavagem de dinheiro e outros crimes. Há críticas à adoção delas, principalmente as relacionadas ao aumento de custos, tempo de transação e privacidade dos usuários. Mas é importante ter clareza de que elas trazem mais benefícios do que o combate a fraudes por si só e fortalecem todo o sistema financeiro, principalmente nos quesitos de segurança, confiabilidade e reputação.

Por que precisamos do AML no segmento cripto?

Sempre existe o risco de indivíduos mal intencionados e criminosos buscarem utilizar meios lícitos para fins ilícitos, como a lavagem de dinheiro e a evasão fiscal. É a maneira de transformar dinheiro sujo em dinheiro limpo. Todo o sistema financeiro está sujeito a isso, e no caso das criptomoedas não é diferente.

O segmento de criptomoedas tem investido cada vez mais no fortalecimento de seus sistemas de AML, criando estruturas e procedimentos mais robustos e rigorosos, de maneira que qualquer comportamento considerado suspeito é rapidamente identificado e sinalizado pelo sistema. Isso inclui grandes transferências de dinheiro, entradas repetidas de fundos em uma conta e cruzamento de informações e verificações de usuários em listas de observação, para citar alguns exemplos.

Esse nível de detalhe é de extrema relevância, e traz benefícios também para exchanges como a Binance, uma vez que, além de eliminar usuários indesejados, também acabam por proteger os usuários legítimos de criptomoedas, criando um ecossistema saudável que seja seguro para todos os participantes.

A Binance, maior corretora de criptomoedas e dona da maior provedora de infraestrutura para o ecossistema blockchain, vem investindo pesadamente em medidas de AML de segurança e proteção do usuário, o que inclui apoiar autoridades do mundo todo colaborando em investigações de alto nível e ajudando vítimas de crimes cibernéticos.

Mas nada disso funciona sem a política complementar de KYC.

Por que precisamos do KYC no setor cripto?

As políticas de KYC são um pilar importantíssimo no combate a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo, fraudes e transferências de fundos ilícitos.

Há críticas à adoção de políticas de KYC, principalmente as relacionadas ao aumento de custos e à privacidade dos usuários. Mas é importante ter clareza de que o KYC traz mais benefícios do que o combate a fraudes por si só. Ele fortalece o sistema financeiro como um todo, permitindo avaliações de risco, combate a falsificação de identidades, reduz risco de ocorrência de fraudes de forma proativa e melhor a confiança, segurança e responsabilidade dos provedores de serviços. O ganho reputacional tem efeito positivo para todo o sistema. Com o preenchimento dos requisitos de KYC, clientes que fornecerem seus dados pessoais, endereço fiscal e localização poderão fazer transações financeiras, de modo que qualquer movimentação que fizerem poderá ser rastreada. Isso também é possível dada a própria natureza das criptomoedas, que são altamente rastreáveis e transparentes.

Essas são características advindas da tecnologia Blockchain que está por trás das criptomoedas, que já se provou ser uma das ferramentas mais úteis para as autoridades investigarem crimes dessa natureza, em razão da publicidade e imutabilidade das informações que acabam sendo ali inseridas.

A atuação conjunta das políticas de AML e KYC

Os processos de verificação AML e KYC são um padrão do setor de serviços financeiros e corretoras de criptomoedas seguem a mesma linha. São duas das ferramentas mais importantes na luta contra a lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros, e que também conferem mais segurança ao usuário que fizer transações em plataformas que adotem essas políticas.

A Binance, por exemplo, serve como referência para o resto da indústria, devido às várias medidas de AML equivalentes ou até mais robustas do que outras instituições financeiras tradicionais. Ao mesmo tempo, a exchange vem expandindo suas capacidades de detecção e análise, através da formação de uma equipe de ponta de investigadores que trabalha em parceria com as principais agências internacionais, fornecendo-as com pesquisas sobre transações suspeitas e atividades criminosas, com o objetivo de identificar esquemas de lavagem de dinheiro e grandes organizações cibercriminosas.

E isso, novamente, só é possível com a atuação complementar das diversas ferramentas de KYC - fundamentais para melhorar a confiança, segurança e responsabilidades dos provedores de serviços financeiros.

Embora os processos de AML adicionem tempo ao trading, e o KYC possa parecer burocrático e incômodo, os dois agregam muita segurança ao usuário. São ferramentas das mais importantes na luta contra a lavagem de dinheiro e outros crimes. E embora não seja possível ainda eliminar completamente as atividades ilegais, as ferramentas estão melhorando e o combate está se fortalecendo.

Exchanges de criptomoedas sérias e honestas estão contribuindo cada vez mais no combate a crimes financeiros. E isso também permite que os usuários negociem criptomoedas em corretoras como a Binance com mais segurança e confiança.

Na Binance Academy os interessados no mundo cripto e blockchain têm acesso a centenas de artigos sobre vários aspectos do ecossistema. O portal de educação da exchange oferece textos gratuitos, em 21 idiomas e para todos os níveis de conhecimento. Muitos tratam de questões de segurança. O conhecimento é sempre a melhor ferramenta de proteção.

Binance