Atualização da Ethereum traz riscos para outros ativos, alerta plataforma

Hodlnaut diz que onda de volatilidade provocada pelo Merge pode levar à liquidação de contratos; evento é esperado para quinta, 15 de setembro

Ethereum passará por um de seus eventos mais importantes nesta semana, possivelmente na quinta (15)
Por Suvashree Ghosh
12 de Setembro, 2022 | 11:01 AM

Bloomberg — A Hodlnaut, uma plataforma de empréstimos de criptoativos, alertou para os riscos para criptoativos se a atualização iminente da blockchain Ethereum, evento conhecido como The Merge (A Fusão, em tradução livre), provocar uma onda de volatilidade nas moedas virtuais.

Movimentos acentuados nos preços dos tokens vinculados à rede Ethereum podem fazer com que “contratos inteligentes (os smart contracts) liquidem automaticamente os ativos”, disse a empresa em comunicado divulgado em seu blog nesta segunda-feira (12).

Contratos inteligentes são programas executados automaticamente quando certas condições são atendidas e são populares em aplicativos financeiros descentralizados baseados em blockchain, no qual o Ethereum é a rede dominante.

Grandes oscilações de preços após a fusão - The Merge - podem desencadear liquidações à medida que tais regras são acionadas, por exemplo, em protocolos que regem garantias, de acordo com Hodlnaut.

PUBLICIDADE

A Hodlnaut está sob gestão judicial em Singapura depois de suspender os saques de clientes. A empresa, que também opera em Hong Kong, está entre as que entraram em crise ao redor do mundo durante o colapso deste ano nos mercados de criptomoedas.

A tão esperada fusão, esperada para data próxima a 15 de setembro - próxima quinta-feira -, fará a transição do Ethereum para uma rede mais eficiente em termos de energia.

Investidores estão monitorando a tão esperada e desafiadora atualização de software com muito cuidado, pois eventuais problemas podem se espalhar pelo ecossistema de criptomoedas.

Uma maneira de mitigar os riscos seria desfazer os tokens implantados em plataformas financeiras descentralizadas, mas isso pode resultar em “perdas materiais”, disse a Hodlnaut.

Gestores judiciais pediram estimativas de perdas decorrentes de tal desmembramento e quaisquer medidas cautelares que possam ser tomadas para preservar o valor dos ativos.

Uma tentativa de rali (forte valorização) do bitcoin e de outros ativos digitais perdeu força na segunda-feira na Ásia, enquanto traders se preparavam para a atualização do Ethereum.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Memecoins Dogecoin e Shiba Inu sobem com otimismo pela rede Ethereum