Bloomberg — O bilionário tcheco Daniel Kretinsky comprou um castelo localizado a sudoeste de Paris por 43 milhões de euros (US$ 43,1 milhões ou R$ 220 milhões), com o plano de transformá-lo em um complexo hoteleiro de luxo, segundo pessoas a par do assunto.
Aos 47 anos, Kretinsky fez fortuna comprando usinas de energia com seu grupo EPH, e atualmente é investidor no Royal Mail Plc, West Ham FC e grupos de varejo como Casino Guichard-Perrachon SA e Fnac Darty SA na França, além de deter uma participação no jornal francês Le Monde.
A aquisição foi feita durante o verão no hemisfério norte por meio de um veículo de investimento apoiado pelo bilionário. Kretinsky adquiriu o Châtdeau du Marais e suas terras vizinhas de uma família aristocrática francesa, de acordo com documentos vistos pela Bloomberg.
Um porta-voz de Kretinsky disse que a compra é um investimento conjunto de 50% a 50% com Jiri Smejc, CEO do grupo de investimentos tcheco de propriedade da família bilionária Kellner.
O Château du Marais, localizado a 36 quilômetros de Paris, é conhecido como um dos melhores exemplos da arquitetura Luís XVI. Possui vários edifícios, um lago de reflexo espelhado de 550 metros de comprimento e um parque de estilo inglês.
“O plano é renovar completamente o interior para criar um hotel de luxo”, diz o prefeito de Val-Saint-Germain, Serge Deloges, onde fica o castelo. “Isso só pode ser bom para a cidade”.
A intermediação da propriedade ficou a cargo de Gregoire de Commarque, e as obras de renovação ficarão a cargo dos arquitetos Perrot & Richard, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Rolex sofre reajuste no Reino Unido após queda da libra esterlina
© 2022 Bloomberg L.P.