QuintoAndar vai permitir que proprietários negociem diretamente com inquilinos

Segundo Caio Oliveira, diretor de produto do QuintoAndar, o novo recurso atende uma demanda de usuários da plataforma que querem contato mais próximo

Por

Bloomberg Línea — A startup brasileira QuintoAndar, avaliada em US$ 5,1 bilhões, anunciou nesta quarta-feira (31) um novo produto para permitir que proprietários negociem diretamente com inquilinos. O QuintoAndar oferece compra e venda de imóveis e faz a intermediação das partes por meio de sua plataforma.

Pelo novo produto, chamado de aluguel sem administração, o proprietário do imóvel poderá escolher se prefere com ou sem administração da plataforma quando for disponibilizar o imóvel para aluguel pelo QuintoAndar.

Segundo Caio Oliveira, diretor de produto do QuintoAndar, isso resolve o problema de pessoas que moram no mesmo prédio do apartamento que estão alugando e preferem ter um contato mais pessoal para resolver os problemas sem passar pela administração. Ou ainda casos em que o proprietário profissional tem vários imóveis e já possui uma estrutura para fazer a administração.

“Identificamos um segmento relevante dentro do mercado hoje que prefere fazer o aluguel sem alguém ajudando com a administração”, disse Oliveira, em entrevista à Bloomberg Línea.

De acordo com o QuintoAndar, até a assinatura do contrato os produtos são similares: um fotógrafo da plataforma faz as fotos profissionais do imóvel, registra vídeos, e o QuintoAndar coleta informações e auxilia o proprietário com o processo de precificação.

A startup diz que sua plataforma tem mais de 10 milhões de visitas mentais e fecha mais de 12 mil contratos por mês. Quando o imóvel entra na plataforma, os possíveis inquilinos podem agendar visitas digitalmente, mandar propostas, análise de crédito e enviar a documentação de forma online.

A diferença entre os dois produtos é ao fechar o contrato. No caso sem administração, será obrigatório que o inquilino contrate uma garantia. Para isso, o QuintoAndar está disponibilizando um produto chamado “fiança simples”, de garantia de locação.

Com essa garantia, o inquilino e o proprietário assinam o contrato do QuintoAndar e a plataforma faz a vistoria do imóvel. A partir daí, a administração fica a cargo do proprietário.

O proprietário será responsável pela cobrança do aluguel, do condomínio, do IPTU, e será responsável também por lidar com qualquer tipo de problema que acontecer com o imóvel, reparos”, explicou Oliveira.

A proptech só age caso o inquilino não pague o aluguel, garantindo o valor para o proprietário.

“Estudamos muito antes de fazer esse produto, o mercado, os clientes. Descobrimos que há clientes que não querem o serviço de administração, então estamos oferecendo um produto diferente para um segmento diferente”, disse Oliveira.

Se por um lado com o novo produto o QuintoAndar deixa de ganhar uma receita de taxa de administração, por outro deixa de arcar com uma série de custos ligados a esse serviço.

“É um produto que tem uma uma viabilidade econômica própria, já tem uma demanda muito grande e eu potencialmente aumento o nosso leque de imóveis para os clientes”, disse.

O novo produto já funciona há 11 dias e a plataforma viu um aumento de 7% na quantidade de imóveis listados no marketplace.

Leia também:

Snap e Facebook devem anunciar cortes: por que as techs estão demitindo?