Mercados amanhecem mistos, com Europa em queda após inflação recorde

Principais índices acionários globais devem fechar agosto com queda acumulada, na esteira dos receios sobre uma recessão da economia

Conheça os eventos que vão orientar os investidores hoje
31 de Agosto, 2022 | 06:59 AM

São Paulo — As ações ao redor do mundo operavam mistas nesta quarta-feira (31), com a maioria dos índices caminhando para uma queda mensal na esteira dos receios sobre a economia à medida que os bancos centrais aumentam as taxas de juros ao redor do mundo. As ações europeias reverteram os ganhos anteriores para negociar no nível mais baixo em mais de seis semanas após mais um recorde de inflação na Zona do Euro.

Dados robustos de demanda por mão de obra e confiança do consumidor dos Estados Unidos contribuíram para a expectativa de aumentos acentuados das taxas de juros para combater a inflação, enquanto autoridades do Federal Reserve, o banco central americano, reiteraram a determinação em conter as pressões sobre os preços. Um aprofundamento da inversão da curva de juros aponta para temores de que o Fed pode desencadear uma recessão.

O petróleo caminhava para uma terceira queda mensal - a mais longa perda em mais de dois anos - afetado pela probabilidade de crescimento global mais lento. O gás natural europeu avançava após uma queda de dois dias, com traders avaliando os riscos para os suprimentos russos contra os esforços do continente para conter a crise de energia.

A inflação na Zona do Euro acelerou para outro recorde histórico, fortalecendo a perspectiva de que o Banco Central Europeu deve considerar um forte aumento da taxa de juros na reunião da próxima semana. Os preços ao consumidor do bloco em agosto saltaram 9,1% em relação ao ano anterior, liderados por energia e alimentos..

PUBLICIDADE

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

Brasil: Taxa de desemprego PNAD (julho), balanço orçamentário (junho), dívida líquida/PIB (junho)

Europa: Zona do Euro: Índice de preços ao consumidor (agosto); Alemanha: taxa de desemprego, IPC (agosto); França: IPC (agosto)

EUA: Pedidos de hipotecas MBA (semanal); estoques de petróleo bruto (semanal); PMI de Chicago

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.