Futuros da Ásia sinalizam início de semana com perdas em reação a Powell

Investidores reagem ainda ao discurso considerado duro do presidente do Fed em Jackson Hole, sinalizando juros altos por tempo prolongado

Painel de cotações do Nikkei 225, principal índice de ações da Bolsa de Tóquio
Por Sunil Jagtiani
28 de Agosto, 2022 | 08:16 PM

Leia esta notícia em

Inglês ou emEspanhol

Bloomberg — Os futuros dos Estados Unidos caíram na abertura de mercado da segunda-feira (29) e as ações na Ásia devem ter uma abertura fraca depois que a retórica agressiva do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, provocou quedas acentuadas em Wall Street e valorizou o dólar.

Os futuros de ações caíram quase 2% no Japão e perto de 1,5% na Austrália nesta manhã de segunda - noite de domingo no Brasil -, enquanto os contratos dos Estados Unidos ficaram no vermelho após quedas de 3,4% e 4,1% no S&P 500 e no Nasdaq 100, respectivamente, na sexta-feira (26).

Powell, em seu discurso na manhã da sexta-feira passada no simpósio de Jackson Hole do Fed, sinalizou a provável necessidade de uma política monetária restritiva por tempo prolongado para conter a alta inflação e alertou contra o afrouxamento prematuro das condições monetárias. Ele também alertou para o potencial de problemas econômicos para famílias e empresas.

Esses comentários contrastam com as apostas do mercado para reduções nos custos de empréstimos no próximo ano, à medida que o crescimento desacelera. As ações caíram fortemente, enquanto os rendimentos do Tesouro de vencimento mais curto e um indicador do dólar subiram.

PUBLICIDADE

O Bitcoin teve perdas acentuadas com os comentários de Powell, flertando com uma quebra sustentada abaixo da marca de US$ 20 mil. O ouro e o petróleo bruto recuaram.

Powell sinalizou que, “assim que chegarem a qualquer patamar que seja o aumento final, os juros ficarão lá por um tempo”, disse a estrategista-chefe de investimentos da Charles Schwab, Liz Ann Sonders, à Bloomberg Television. “O mercado teve problemas para digerir isso.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

El-Erian diz que Fed não pode piscar após ‘dormir no volante’

Bilionários veem fortuna cair US$ 78 bi após discurso de 8 minutos de Powell