Futuros da Ásia sinalizam início de semana com perdas em reação a Powell

Investidores reagem ainda ao discurso considerado duro do presidente do Fed em Jackson Hole, sinalizando juros altos por tempo prolongado

Por

Bloomberg — Os futuros dos Estados Unidos caíram na abertura de mercado da segunda-feira (29) e as ações na Ásia devem ter uma abertura fraca depois que a retórica agressiva do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, provocou quedas acentuadas em Wall Street e valorizou o dólar.

Os futuros de ações caíram quase 2% no Japão e perto de 1,5% na Austrália nesta manhã de segunda - noite de domingo no Brasil -, enquanto os contratos dos Estados Unidos ficaram no vermelho após quedas de 3,4% e 4,1% no S&P 500 e no Nasdaq 100, respectivamente, na sexta-feira (26).

Powell, em seu discurso na manhã da sexta-feira passada no simpósio de Jackson Hole do Fed, sinalizou a provável necessidade de uma política monetária restritiva por tempo prolongado para conter a alta inflação e alertou contra o afrouxamento prematuro das condições monetárias. Ele também alertou para o potencial de problemas econômicos para famílias e empresas.

Esses comentários contrastam com as apostas do mercado para reduções nos custos de empréstimos no próximo ano, à medida que o crescimento desacelera. As ações caíram fortemente, enquanto os rendimentos do Tesouro de vencimento mais curto e um indicador do dólar subiram.

O Bitcoin teve perdas acentuadas com os comentários de Powell, flertando com uma quebra sustentada abaixo da marca de US$ 20 mil. O ouro e o petróleo bruto recuaram.

Powell sinalizou que, “assim que chegarem a qualquer patamar que seja o aumento final, os juros ficarão lá por um tempo”, disse a estrategista-chefe de investimentos da Charles Schwab, Liz Ann Sonders, à Bloomberg Television. “O mercado teve problemas para digerir isso.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

El-Erian diz que Fed não pode piscar após ‘dormir no volante’

Bilionários veem fortuna cair US$ 78 bi após discurso de 8 minutos de Powell