Mercados ficam sem direção em semana marcada por espera antes de falas de Powell

Investidores aguardam dados econômicos da semana e mais indicações do dirigente do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta sexta-feira

Conheça os eventos que vão orientar os investidores hoje
24 de Agosto, 2022 | 06:42 AM

São Paulo — Os mercados internacionais seguiam cautelosos na abertura desta quarta-feira (24), com todos os olhos voltados para o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano, na sexta, no simpósio de Jackson Hole. Mensagens cruzadas de outros dirigentes do Fed colocam os investidores em cima do muro sobre se a instituição irá prosseguir com as altas de mesma magnitude para a taxa de juros do país.

Ações europeias e os índices futuros dos Estados Unidos lutavam por uma direção nesta manhã, em meio a sinais crescentes de uma desaceleração econômica global. O índice Stoxx Europe 600 recuava levemente perto das 6h40, horário de Brasília, com o setor de varejo puxando para o outro lado após a gigante de bens de luxo Richemont subir com a venda de seus negócios online.

PUBLICIDADE

Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 flutuaram entre ganhos e perdas, com os mercados em alerta antes das falas dos banqueiros centrais em Jackson Hole no final desta semana. O rendimento do Tesouro de 10 anos se manteve acima de 3% e o dólar, estável.

👀 Olhos em Powell. O economista-chefe do Goldman Sachs, Jan Hatzius, acha que Powell vai defender, como fez em sua última coletiva de imprensa, uma desaceleração no ritmo de altas de juros. “Tivemos dois movimentos de 75 pontos-base. Nossa expectativa seria, salvo surpresas significativas de dados, que o movimento de setembro seja de 50 [pontos-base]″.

💰 Controle dos preços. O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkar, reiterou o compromisso do Fed em “manter a inflação sobre controle” com o endurecimento da política monetária, mencionando que o seu maior receio é que os preços permaneçam “insistentemente altos”.

PUBLICIDADE

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

Brasil: IPCA-15 (agosto)

EUA: Pedidos de hipotecas (semanal), pedidos de bens duravéis (julho), vndas pendentes de moradias (julho), estoques de petróleo bruto

América Latina: Vendas no varejo (julho)

(Com informações da Bloomberg News)

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.