Futuros americanos ensaiam recuperação, enquanto commodities sobem

Investidores aguardam dados econômicos da semana e mais indicações de dirigentes do Federal Reserve desta semana no simpósio de Jackson Hole

Conheça os eventos que vão orientar os investidores hoje
23 de Agosto, 2022 | 07:13 AM

São Paulo — Os índices futuros dos Estados Unidos subiam, enquanto os títulos do Tesouro americano registravam perdas e o dólar se mantinha estável nesta terça-feira (23), à medida que os mercados se recuperam do tombo da véspera, ainda com certa apreensão à espera do encontro entre os principais banqueiros centrais no simpósio de Jackson Hole, na sexta.

Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 subiam levemente após a maior queda para as bolsas americanas desde junho. O rendimento do Tesouro de 10 anos se mantinha acima de 3%.

Os traders estão se preparando para indicações contundentes no evento de Jackson Hole no final da semana, após comentários recentes de autoridades do Federal Reserve que convenceram alguns participantes do mercado de que o banco central continuará a apertar agressivamente as condições monetárias em uma economia em desaceleração. Enquanto isso, o aperto quantitativo do banco central dos EUA deve entrar em ação no próximo mês, outro potencial vento contrário para as ações.

“Os investidores estão cada vez mais preocupados com o fato de o Fed adotar um tom agressivo” em Jackson Hole, disse Mathieu Racheter, chefe de estratégia de ações da Julius Baer. “As perspectivas de curto prazo para os mercados de ações continuam desafiadoras. O impacto do aperto quantitativo nos mercados financeiros ainda não foi sentido, enquanto o ciclo de rebaixamento dos lucros acaba de começar.”

PUBLICIDADE

O Stoxx Europe 600 oscilava perto de uma baixa de três semanas depois que a atividade econômica da Zona do Euro caiu pelo segundo mês, sinalizando que os temores de uma recessão já podem estar se concretizando à medida que a inflação recorde diminui a demanda.

🛢️ Petróleo em alta. Os preços do petróleo subiam para perto de US$ 92 o barril em Nova York depois que a Arábia Saudita disse que a Opep+ pode ser forçada a cortar a produção para estabilizar um mercado volátil. A volatilidade “extrema” e a falta de liquidez significam que os futuros estão cada vez mais desconectados dos fundamentos, disse à Bloomberg o ministro do Petróleo da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman.

🌾 Commodities em alta. O dia de menor aversão ao risco sinalizava uma guinada positiva para as commodities agrícolas como trigo, café e milho, cujos futuros subiam mais de 2%.

Radar do mercado

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

EUA: PMI (julho), vendas de casas novas (julho), Índice de Manufatura Fed Richmond (julho), Estoques de Petróleo Bruto (semanal)

Europa: Zona do Euro: PMI, índice de confiança do consumidor, Alemanha: PMI

América Latina: Argentina: Atividade Econômica

Balanços: Macy’s, Nordstrom e Dick’s Sporting Goods

(Com informações da Bloomberg News)

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.