Mercados recuam com cautela por avanço dos juros no mundo

Investidores aguardam dados econômicos da semana e mais indicações de dirigentes do Federal Reserve desta semana no simpósio de Jackson Hole

Por

Barcelona, Espanha — As ações da Europa recuavam nesta segunda-feira (22), juntamente com os futuros de ações dos Estados Unidos, com os investidores à espera dos novos passos do Federal Reserve, o banco central americano, enquanto pesam o efeito de juros mais altos sobre o crescimento econômico.

Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 caíam mais de 1% cada. O rendimento do Tesouro de 10 anos negociava próximo à estabilidade, enquanto os rendimentos de dois anos subiam cerca de cinco pontos-base, aprofundando a inversão da curva que é vista como um prenúncio de uma recessão. O índice spot do dólar subia para uma alta de cinco semanas.

O índice Stoxx Europe 600 recuava para seu nível mais baixo em mais de três semanas, com as montadoras e o setor de tecnologia liderando o declínio. O índice de ações da MSCI na Ásia-Pacífico caiu pelo terceiro dia, com perdas na maioria dos principais mercados, exceto por alguns ganhos na China, onde um movimento dos bancos para reduzir as taxas de empréstimo ajudou os promotores imobiliários.

A chave para os mercados esta semana é o simpósio do Fed em Jackson Hole, Wyoming. A recente recuperação das ações afrouxou as condições financeiras, o que dificulta o combate à inflação.

🛢️ Petróleo em queda. Os futuros do Brent recuavam 2,3%, negociados perto de US$ 95 o barril. O presidente americano Joe Biden conversou no domingo (21) com líderes da França, Alemanha e Reino Unido sobre a retomada do acordo nuclear com o Irã, que pode levar ao retorno do fornecimento de óleo por um dos principais produtores da Opep.

🚢 Cerca de 2.000 estivadores no porto de Felixstowe iniciaram uma greve de oito dias neste domingo, interrompendo o fluxo de mercadorias do maior terminal marítimo do Reino Unido para importações e exportações de contêineres. O movimento pode ter impacto de US$ 800 milhões.

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:• Brasil: Boletim Focus

EUA: índice de atividade nacional Fed Chicago (julho)

Europa: Alemanha (Relatório mensal do Banco Central da Alemanha)

América Latina: Argentina: Balanço Comercial

Balanços: Afya

(Com informações da Bloomberg News)