Força de trabalho da Tencent encolhe pela primeira vez em quase uma década

Empresa mais valiosa da China registrou uma queda de 4,7% na força de trabalho em relação ao final de março

Por

Bloomberg — A chinesa Tencent divulgou a primeira queda trimestral na força de trabalho em quase uma década, com as demissões que atingem o setor global de tecnologia finalmente chegando ao maior player de mídia social da China.

A empresa mais valiosa do país informou que empregava 110.715 pessoas no final de junho, uma queda de 4,7% em relação ao final de março no primeiro corte de pessoal desde 2014, de acordo com seu último registro. A Tencent revelou as demissões depois de relatar uma queda na receita trimestral.

As maiores corporações de tecnologia da China desaceleraram o recrutamento com o fim de uma década de forte crescimento, sucumbindo à supervisão mais rígida de Pequim. O movimento reflete os esforços das empresas globais de tecnologia para conter os gastos em um momento de inflação crescente, custos de materiais e tensões políticas. A Alibaba cortou cerca de 9.000 empregos durante o trimestre de junho, enquanto a Amazon reduziu sua força de trabalho em 100.000 pessoas.

A Tencent está enfrentando uma crise de consumo cada vez mais profunda na segunda economia do mundo, fruto de uma queda no mercado imobiliário e lockdowns por covid em Xangai a Shenzhen. A incerteza está causando estragos nas empresas, desde publicidade até computação em nuvem e jogos. A Alibaba registrou neste mês sua primeira queda de receita trimestral registrada, embora os resultados tenham sido melhores do que o esperado.

Leia também

Mercados operam cautelosos em dia de examinar ata do Fed para encontrar pistas