Bloomberg Línea — A produção industrial dos Estados Unidos teve uma alta de 0,6% em julho na comparação mensal, acima da mediana estimada pela Bloomberg de 0,3% - ajudando a impulsionar a percepção de que a maior economia do mundo pode conseguir desviar de uma recessão mais severa causada pela alta de juros.
- Na base anual, a produção da indústria cresceu 3,9%, levemente abaixo da última medição de 4,2%.
- A utilização da capacidade instalada ficou em 80,3%, também acima da estimativa.
Nesta terça-feira (16), estrategistas do Bank of America (BAC) divulgaram a tradicional pesquisa mensal com gestores globais, em que eles apontam para uma quebra na tendência “apocalíptica de baixa” que vinha dominando os mercados.
O crescimento global e as expectativas de lucro se recuperaram dos patamares historicamente baixos do mês passado, com cerca de 88% dos investidores participantes da pesquisa dizendo esperar uma inflação mais leve nos próximos 12 meses, disseram estrategistas liderados por Michael Hartnett.
Os mercados iniciaram a segunda quinzena de agosto engatando a quinta semana consecutiva de ganhos, diante das expectativas de que o Federal Reserve seja menos agressivo em seu aperto monetário.
Não que a hipótese de recessão esteja descartada, mas alguns indicadores macroeconômicos, como os dados de inflação da última semana, sugerem que talvez este cenário seja menos prolongado e acentuado do que se temia.
Leia também
Fim do trabalho remoto: Apple manda funcionários voltarem para o escritório