Squadra: XP e Mercado Livre são alguns dos ‘melhores negócios da bolsa’

Segundo gestora, que também reduziu a posição short no Nubank, Meli e XP têm valuations atraentes após correção das empresas tech

Squadra aumentou posição nas duas companhias ao longo do primeiro semestre do ano, de acordo com carta enviada a cotistas
Por Vinícius Andrade e Felipe Marques
15 de Agosto, 2022 | 11:54 AM

Bloomberg — A empresa de comércio eletrônico e tecnologia financeira Mercado Livre (MELI) e a corretora brasileira XP (XP) são alguns dos “melhores negócios disponíveis na bolsa,” disse a gestora de recursos Squadra Investimentos, que aumentou posição nas duas companhias ao longo do primeiro semestre do ano, de acordo com carta enviada a cotistas.

As ações das duas empresas sofreram com a correção global em empresas com perfil de alto crescimento ou com algum viés tecnológico e “passaram a aparecer entre as principais posições dos fundos no encerramento” do primeiro semestre, segundo a Squadra. A posição em Mercado Livre havia sido zerada no segundo semestre de 2021, “principalmente pelo desconforto com o valuation”.

O fundo também reduziu o ‘short’ em Nubank (NU). Apesar da deterioração no cenário de inadimplência de pessoas físicas e das dúvidas sobre o ritmo de crescimento e tamanho potencial da carteira de crédito, a assimetria de valuation é menor após tombo das ações, segundo a gestora. Os papéis caem 55% no acumulado do ano.

A posição vendida na fabricante de pás eólicas Aeris (AERI3) também foi reduzida após queda de cerca de 49% do papel desde sua oferta pública inicial de ações, realizada em 2020.

PUBLICIDADE

A relação preço/lucro médio do portfólio da Squadra estava em 10,6 vezes no fim do primeiro semestre do ano, ante 16,7 vezes um ano antes e abaixo de média histórica.

“É possível enxergar uma conjunção em que o Brasil não apresente uma correlação perfeita com os desdobramentos de um eventual bear market do mercado acionário americano”, disse a gestora. “O caos da nossa década perdida nos coloca potencialmente em um ciclo não sincronizado com os mercados desenvolvidos.”

O fundo carrega investimentos em Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3), e reduziu a posição comprada em Natura &Co. “Mesmo com a redução da cotação a uma fração da observada anteriormente, hoje enxergamos oportunidades que julgamos com melhor risco-retorno em outros investimentos do portfólio”, disse a Squadra.

Leia também

Inteligência artificial tomará decisões melhores que CEOs, diz Nobel de Economia