Menos investimentos no front

Também no Breakfast: Tensão China x EUA pesa sobre os mercados; Amazon diz que suas emissões de carbono aumentaram 18% em 2021 e Startup colombiana troca o Equador pelo Brasil

Por

Bloomberg Línea — Bom dia! Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças.

O número de grandes empresas que atrasaram ou cancelaram planos de financiamento em todo o mundo subiu para ao menos 358, o que representa a impressionante cifra de US$ 254 bilhões.

A interrupção nas captações desde janeiro - ofertas públicas iniciais de ações, títulos, empréstimos ou financiamento de aquisições - responde ao enfrentamento de um cenário com inflação crescente e escassez de energia. E aponta para uma provável desaceleração dos investimentos mais à frente.

As Américas tiveram o maior número de transações adiadas ou canceladas, com 184, mais que o dobro do número de outras regiões, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Os números altos nas Américas refletem uma desaceleração no mercado de ações, com 136 IPOs cancelados desde janeiro, dois terços do total de aberturas de capital que caíram por terra este o ano em todo o mundo.

Conheça os detalhes sobre o corte de mais de US$ 250 bilhões nas captações globais

Na trilha dos Mercados

A geopolítica marca o passo do mercado financeiro. A esperada visita a Taiwan de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos, desafia as autoridades chinesas e gera muita tensão, fomentando inclusive um risco de confronto militar, já que a China considera Taiwan seu território. A viagem, programada para hoje, faria de Pelosi a primeira política norte-americana de alto escalão a visitar a ilha em 25 anos.

🍽️ Prato do dia. Hoje, em matéria de indicadores, a pesquisa JOLTS sobre a oferta de emprego no setor privado dos EUA chamará a atenção dos operadores. Esta tem sido considerada a melhor medida de tensão do mercado de trabalho dos EUA ao longo do último ano. O foco também estará nos depoimentos de membros do Federal Reserve (Fed) mais “hawkish”, isto é, defensores de ações mais enérgicas para controlar a inflação: Charles Evans, presidente do Fed de Chicago, James Bullard, líder do Fed de St. Louis.

📖 Seguindo a cartilha. O banco central australiano voltou a seguir a cartilha de seus pares globais no combate à inflação. Elevou sua taxa de juros em 0,50 ponto percentual, para 1,85%, como aguardavam os analistas. Trata-se de sua quarta subida de juros e um recordatório da tática que as autoridades monetárias mundiais têm adotado para controlar a persistente alta dos preços.

Mais detalhes no Radar dos Mercados

🟢 As bolsas ontem: Dow Jones Industrials (-0,14%), S&P 500 (-0,28%), Nasdaq Composite (-0,18%), Stoxx 600 (-0,19%), Ibovespa (-0,91%)

As bolsas dos EUA oscilaram entre perdas e ganhos no primeiro dia de negociação de agosto. Os investidores estão se posicionando após a chuva de dados econômicos que terminou em julho e agora se concentram em quanto tempo o aperto monetário do Fed irá durar. O nervosismo vem em um momento em que as bolsas de valores enfrentarão os meses tradicionalmente mais arriscados do ano. Nos últimos 25 anos, as médias de agosto e setembro perfizeram quedas de 0,6% e 0,5%, respectivamente, de acordo com os cálculos da Bloomberg.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados.

No radar

Esta é a agenda prevista para hoje:

EUA: Pesquisa JOLTS sobre as ofertas de emprego

Europa: Reino Unido (Índice de Preços de Imóveis Nationwide/Jul); Espanha (Taxa de Desemprego, Confiança do Consumidor)

Ásia: Hong Kong (Vendas no Varejo/Jun; PMI Industrial); Japão (PMI de Serviços)

América Latina: Brasil (Produção Industrial/Jun)

Bancos centrais: Decisão sobre juros do Banco Central da Austrália. Charles Evans, presidente do Fed de Chicago, James Bullard, presidente do Fed de St. Louis, falam em eventos separados

Balanços do dia: BP, Caterpillar, Ferrari, Marriott, KKR, Uber, S&P Global, Occidental Petroleum, Electronic Arts, Gilead Sciences, Advanced Micro Devices, Starbucks, Airbnb, PayPal, Marathon Petroleum

📌 Para a semana:

Quarta-feira: Reunião da OPEC+. EUA: Pedidos de fábricas, bens duráveis, serviços ISM

Quinta-feira: Decisão de política monetária do Bank of England (BoE). EUA: Pedidos Iniciais de Seguro-Desemprego. A presidente do Cleveland Fed, Loretta Mester, deve se pronunciar

Sexta-feira: Relatório de Emprego dos EUA/Jul

Destaques da Bloomberg Línea

Musk é processado por investidor do Twitter por desistência de compra

Amazon diz que suas emissões de carbono aumentaram 18% em 2021

Alibaba despenca com chance de deslistagem da bolsa dos EUA

Vendas da Heineken saltam apesar das ameaças da inflação

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: • Startup colombiana troca o Equador pelo Brasil • Apple inicia venda de títulos para financiar recompras e dividendos • Tensão EUA-China deve escalar com possível visita de Pelosi a Taiwan • Bitcoin recua após o melhor mês de 2022 com traders avaliando recuperação

• Opinião Bloomberg: Patrimônio das mulheres aumenta, mas mercado financeiro não acompanha

• Pra não ficar de fora: Oracle demite funcionários para ‘reorganizar setor de experiência do cliente’

⇒ Essa foi uma amostra do Breakfast, que na versão completa inclui muitas outras notícias de destaque do Brasil e do mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Edição: Michelly Teixeira | News Editor, Europe