Opinión - Bloomberg

Patrimônio das mulheres aumenta, mas mercado financeiro não acompanha

No Reino Unido, mais de 60% dos ativos do país pertencerão a mulheres até 2025, o que deve mudar completamente o planejamento financeiro

Mudança brusca no apreço pelo futebol feminino mostrou que, com engajamento suficiente, é possível dar mais espaço para as mulheres
Tempo de leitura: 4 minutos

Bloomberg Opinion — O campeonato europeu de futebol feminino de 2022 teve público recorde, esgotando ingressos de estádios que, até o momento, eram reservas para as ligas masculinas. Se ainda restava dúvidas sobre a viabilidade comercial do futebol feminino, a edição de 2022 (encerrado neste domingo (31) com a vitória da Inglaterra sobre a Alemanha) mostrou que, com engajamento suficiente, a mudança pode acontecer muito rapidamente.

Outras mudanças estão ocorrendo mais sorrateiramente – mas isso não significa que elas são menos revolucionárias.

Mais de 60% dos ativos do Reino Unido pertencerão a mulheres até 2025, segundo projeção do Centro de Pesquisas Comerciais e Econômicas. Isso significa que as mulheres mais velhas, em especial, deverão ter mais planejamento financeiro.

LEIA +
BlackRock lança portfólios voltados para mulheres investidoras

Vários fatores estão contribuindo para esta mudança. Há duas vezes mais mulheres do que homens com 90 anos ou mais, por exemplo, e as taxas de divórcio entre pessoas aposentadas (chamados de “silver splitters”, ou “separados grisalhos”, em tradução livre) estão aumentando mesmo ao passo que o número total de divórcios cai. Isso normalmente leva mulheres mais velhas a assumir maiores responsabilidades financeiras em uma etapa da vida em que muitos tentam simplificar as coisas.

PUBLICIDADE

Entre a enorme lista de problemas que as mulheres mais velhas podem enfrentar, pode-se destacar dois.

O mais urgente normalmente é como gerar renda na aposentadoria. Antigamente, poderia existir uma pensão ou uma parte dos bens do ex-parceiro. Atualmente, a pensão provavelmente será paga em uma quantia única. Essa é uma pressão muito maior sobre os indivíduos para garantir que eles não vivam além de seus orçamentos.

Vale lembrar que o conselho de economia para a aposentadoria é separar 4% do seu pé de meia no primeiro ano de aposentadoria e aumentar o percentual segundo a inflação depois disso. Muitos consultores, no entanto, consideram que esse percentual é até alto. Isso também pressupõe que 50% de seu fundo esteja exposto ao mercado de ações.

PUBLICIDADE
LEIA +
Você acredita que vai se aposentar como uma pessoa saudável? Ledo engano

O segundo problema é o imposto sobre herança que deve ser pago para obter os bens, o que, no Brasil, por exemplo, pode variar entre 2% e 8%. Embora seja eficiente em termos fiscais, esse imposto impõe uma carga administrativa significativa ao cônjuge que muitas vezes é idoso.

Para as mulheres mais jovens, os desafios financeiros podem ser muito diferentes. Os desequilíbrios nos ganhos estão começando a ser abordados pelo melhor desempenho acadêmico das mulheres. No Reino Unido, as mulheres têm 35% mais chances de entrar na universidade do que os homens e, segundo o Conselho Conjunto de Qualificações do país, 46,4% das meninas obtiveram as notas máximas em 2021, em comparação com apenas 41,7% dos meninos.

As mulheres também tendem a ser melhores investidoras, mas são atraídas por veículos mais conservadores, como a poupança. Embora sejam úteis para economias de curto prazo e reservas de emergência, esses produtos são inadequados para a construção de riqueza a longo prazo.

Historicamente, as mulheres abriram seis vezes mais contas poupança para poupar em dinheiro do que contas que permitem o investimento em ações; enquanto isso, os homens têm 25% mais probabilidade de investir em ações que as mulheres. Helena Morrissey, presidente da plataforma financeira AJ Bell, descreveu certa vez a preferência por contas de poupança como “imprudentemente cautelosa”.

PUBLICIDADE
LEIA +
ETF usa tecnologia para promover equidade de gênero em empresas

Como regra, quanto mais longo for seu horizonte de investimento, maior deverá ser sua exposição a ações e fundos. Portanto, para as mulheres mais jovens que investem para sua aposentadoria, é apropriado ter uma exposição significativa ao mercado de ações. Há muito tempo para que os investimentos adequadamente diversificados se recuperem de qualquer volatilidade do mercado.

Contudo, um grande problema tanto para homens quanto para mulheres é quais fundos de investimento escolher. Há tanta variedade que o investidor acaba ficando paralisado. Com tantas opções, muitos investidores novatos escolhem evitar o problema como um todo.

Embora um consultor financeiro possa ajudar nisso, há opções mais baratas. Muitas corretoras online oferecem consultoria eletrônica: uma rápida pesquisa determina seus objetivos de investimento e apetite de risco e sugere uma seleção de fundos adequados. Para a maioria das pessoas, começar a investir é muito mais importante do que aquilo em que investem, principalmente se a alternativa for uma longa procrastinação.

PUBLICIDADE

Assessoria financeira é essencial para problemas mais complexos, principalmente para pessoas (normalmente mulheres) que repentinamente acabam assumindo o controle exclusivo dos ativos outrora geridos pelo cônjuge.

LEIA +
Freelancers homens ganham 48% mais do que mulheres, diz estudo

Muitos consultores financeiros reconhecem que a indústria tradicionalmente masculina tem um problema com a comunicação com as mulheres. A consultoria Schroders encomendou um relatório que apresentou várias recomendações específicas. A mais básica é envolver cônjuges na conversa desde o início e pacientemente entender a história de uma mulher e sua infraestrutura de apoio.

Em um nível mais amplo, a indústria se beneficiaria ao ter mais mulheres conselheiras. Embora a situação esteja melhorando lentamente, a Personal Finance Society estima que apenas 22% dos planejadores financeiros do Reino Unido são mulheres.

O campeonato europeu é apenas uma demonstração de como, com apoio e aplicação suficientes, a mudança pode ocorrer mais rapidamente do que as pessoas poderiam esperar. O mundo das finanças tem algumas sérias medidas a serem tomadas para refletir a crescente riqueza das mulheres.

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial ou da Bloomberg LP e de seus proprietários.

Stuart Trow é co-apresentador do programa “Money, Money, Money” na Switch Radio e autor de “The Bluffer’s Guide to Economics”. Foi estrategista do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Alibaba despenca com chance de deslistagem da bolsa dos EUA

Empresas globais cortam mais de US$ 250 bilhões de captações em 2022