Bloomberg — Depois de reduzir as projeções para a produção de minério de ferro no ano e frustrar a estimativa com a produção do segundo trimestre, a Vale (VALE3) apresenta o desempenho financeiro completo no dia 28, mesmo dia em que também saem os balanços de Ambev (ABEV3), Gol (GOLL4), Petrobras (PETR3; PETR4) e Santander Brasil (SANB11).
Atenção ainda para o governo do Rio Grande do Sul, que vai promover um leilão para privatizar a companhia estadual de geração de energia. A entrega das propostas acontece no dia 26 e o leilão, no dia 29.
Veja abaixo os destaques da semana que começa:
- Segunda-feira (25): Alliar (AALR3) reúne acionistas em AGE para eleger novos membros para o conselho e discutir plano estratégico;
- Terça-feira (26): Entrega de propostas para o leilão de privatização da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE-G) do Rio Grande do Sul na B3 em São Paulo;
- Terça-feira (26): Cteep reúne acionistas em assembleia para eleger novos membros ao conselho;
- Terça-feira (26): Carrefour Brasil (CRFB3), Telefônica Brasil (VIVT3) divulgam resultados do 2º trimestre;
- Quarta-feira (27): Assaí (ASAI3), Dexco (DXCO3), EDP Energias do Brasil (ENBR3), GPA (PCAR3), Klabin (KLBN11), Odontoprev (ODPV3) e Suzano (SUZB3) informam resultados trimestrais;
- Quinta-feira (28): Ambev (ABEV3), Cteep, EcoRodovias (ECOR3), Gol (GOLL4), Hypera (HYPE3), Multiplan (MULT3), Petrobras (PETR3; PETR4), Santander Brasil (SANB11), Vale (VALE3), Vamos (VAMO3), Vulcabras (VULC3) divulgam balanço;
- Sexta-feira (29): Usiminas (USIM5) informa resultado do 2º trimestre;
- Sexta-feira (29): Prazo final estendido pela Petrobras para receber ofertas por refinarias;
- Sexta-feira (29): Leilão de privatização da CEEE-G na B3, valor mínimo R$ 836,6 milhões;
Confira, a seguir, dois destaques da semana passada:
1. Vai e vem de executivos
Wilson Ferreira Júnior informou ao conselho da Vibra seus planos de deixar a companhia. Ele, que foi um dos grandes defensores da privatização da Eletrobras (ELET3), deve voltar à antiga companhia que presidiu, agora sem controle estatal, segundo o jornal O Globo.
Já para o posto de CEO da Vibra alguns conselheiros e ex-conselheiros já foram sondados, segundo o colunista Lauro Jardim do O Globo. Entre eles estaria Carlos Piani, ex-presidente da PDG, e Leonel Andrade, presidente da CVC (CVCB3).
2. Pode atrasar
Os planos da Vale para extrair valor de sua unidade de metais básicos com uma cisão ou possível venda podem sofrer reveses, segundo analistas. A mineradora já enfrentou paradas de manutenção prolongadas e reduziu sua meta anual de produção de cobre em 19%.
O processo de estabilização do negócio de metais básicos “continua acidentado”, disse Thiago Lofiego, do Bradesco BBI. A Vale já disse ver valor potencial de US$ 40 bilhões na divisão.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Refino de lítio é ‘licença para imprimir dinheiro’, diz Musk
©2022 Bloomberg L.P.