Bloomberg — A Tesla (TSLA) vai participar de uma audiência para tentar um acordo e colocar fim ao caso que levou a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, a processar Elon Musk por fraude. A reunião, que está prevista para acontecer em outubro, antecede o julgamento marcado para janeiro do próximo ano.
Em agosto de 2018, Musk publicou em sua conta oficial do Twitter (TWTR) que teria levantado fundos suficientes para transformar a Tesla em uma empresa de capital fechado.
Dois meses atrás, o juiz distrital dos EUA, Edward Chen, concluiu que Musk estava manipulando o mercado através de suas postagens no Twitter. O movimento marcou a mais recente grande vitória para investidores, que buscam recuperar bilhões de dólares em perdas que eles atribuem às oscilações nas ações da Tesla causadas quando a publicação veio à tona.
Uma reunião marcada para 3 de outubro via Zoom foi descrita no processo judicial, que veio à público na sexta-feira (22). O advogado de Musk, Alex Spiro, não respondeu imediatamente a um e-mail nem a um telefonema da Bloomberg sobre o caso.
Outubro promete ser movimentado para Musk. No início desta semana, um juiz do Tribunal de Chancelaria de Delaware decidiu marcar para o mesmo mês o julgamento sobre a desistência do acordo de aquisição de US$ 44 bilhões do Twitter.
Musk insiste há pelo menos quatro anos que seu plano de tornar a Tesla uma empresa de capital fechado com “financiamento garantido” era um plano sólido, com base nas discussões que teve com o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Como funciona no Brasil o bilionário mercado de influenciadores digitais?